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Tipo: Artigo de Periódico
Título : As memórias institucionais e a formação integral em um curso técnico na modalidade subsequente: os estudantes conhecem a instituição que os profissionaliza?
Otros títulos : Memorias institucionales y formación integral en un curso técnico en la modalidad subsiguiente: ¿conocen los alumnos la institución que los profesionaliza?
Título en inglés: Institutional memories and comprehensive training in a technical course in the subsequent modality: do students know the institution that professionalizes them?
Autor : Jesus, Marilanes Gomes de
Nascimento, Gabriela Ventura da Silva
Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica;Memórias Institucionais;Formação Integral
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Labor
Citación : JESUS, Marilanes Gomes de; NASCIMENTO, Gabriela Ventura da Silva. As memórias institucionais e a formação integral em um curso técnico na modalidade subsequente: os estudantes conhecem a instituição que os profissionaliza? Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 396-416, jul./dez. 2020.
Resumen en portugués brasileño: A Educação Profissional e Tecnológica está ancorada na concepção de formação integrada que, além de superar a dualidade educacional, pretende uma formação humana integral. Dessa forma, este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre a importância das memórias institucionais para o discente em formação. A partir de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, se buscou investigar o conhecimento discente, em um curso subsequente, sobre as memórias institucionais em um instituto de educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Seguindo a perspectiva de formação integral na Educação Profissional e Tecnológica, as discussões buscaram a reflexão sobre as contribuições do acesso às memórias institucionais durante o processo formativo e o papel institucional neste contexto. A pesquisa reafirmou a importância de revisitar as memórias institucionais e a relevância da difusão destas no ambiente escolar como uma das possibilidades para o fortalecimento da formação integral dos estudantes. Os resultados revelaram que, apesar do pouco conhecimento dos participantes sobre a instituição, eles foram receptivos à proposta e demonstraram interesse pelo tema, atribuindo importância de tal informação para sua formação.
Abstract: Professional and Technological Education is anchored in the concept of integrated training that, in addition to overcoming educational duality, aims for an integral human formation. Thus, this article aims to promote reflection on the importance of institutional memories for the student in training. From a qualitative approach of exploratory nature, we sought to investigate student knowledge, in a subsequent course, about institutional memories in an education institute of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Following the perspective of integral education in Professional and Technological Education, the discussions sought reflection on the contributions of access to institutional memories during the formative process and the institutional role in this context. The research reaffirmed the importance of revisiting institutional memories and the relevance of their dissemination in the school environment as one of the possibilities for strengthening the integral education of students. The results revealed that, despite the little knowledge of the participants about the institution, they were receptive to the proposal and showed interest in the theme, attributing importance of such information to their training.
Resumen en español: La Educación Profesional y Tecnológica está anclada en el concepto de formación integrada que, además de superar la dualidad educativa, tiene como objetivo una formación humana integral. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la importancia de los recuerdos institucionales para el estudiante en la formación. Desde un enfoque cualitativo de carácter exploratorio, buscamos investigar el conocimiento de los estudiantes, en un curso posterior, sobre recuerdos institucionales en un instituto de educación de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica. Siguiendo la perspectiva de la educación integral en la Educación Profesional y Tecnológica, los debates buscaron la reflexión sobre las contribuciones del acceso a la memoria institucional durante el proceso formativo y el papel institucional en este contexto. La investigación reafirmó la importancia de revisar los recuerdos institucionales y la pertinencia de su difusión en el entorno escolar como una de las posibilidades para fortalecer la educación integral de los estudiantes. Los resultados revelaron que, a pesar del poco conocimiento de los participantes sobre la institución, eran receptivos a la propuesta y mostraban interés en el tema, atribuyendo importancia de dicha información a su formación.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59889
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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