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Type: Artigo de Evento
Title: Utilização da teoria dos jogos para a determinação do preço de venda em serviços: um estudo de caso em um salão de beleza localizado em Fortaleza/Ce
Title in English: The use of the game theory for pricing services: a case study in a beauty salon located in Fortaleza/Ce
Authors: Abreu, Levi Ribeiro de
Braga, Lucas Calixto
Amarante, Jônatas Breno Gomes
Santana, Roniel Venâncio Alencar
Rodrigues, Maxweel Veras
Keywords: Teoria dos jogos;Precificação de serviços;Análise de mercado
Issue Date: 2019
Citation: ABREU, Levi Ribeiro de; BRAGA, Lucas Calixto; AMARANTE, Jônatas Breno Gomes; SANTANA, Roniel Venâncio Alencar; ROGRIGUES, Maxweel Veras. Utilização da teoria dos jogos para a determinação do preço de venda em serviços: um estudo de caso em um salão de beleza localizado em Fortaleza/Ce. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI., 06 a 08 nov. 2029, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2019. Tema: “Desafios da Engenharia de Produção no contexto da indústria 4.0”
Abstract in Brazilian Portuguese: Empenhar-se para determinar o preço de venda ideal ao consumidor é uma importante tarefa, uma vez que é necessário satisfazer as necessidades internas da organização, como cobrir custos e despesas e ainda gerar lucro, além de ter que satisfazer as expectativas do consumidor quanto a qualidade do produto ou serviço oferecido. dentro desse contexto, no presente estudo foram levantados todos os gastos relacionados aos serviços prestados por um salão de beleza, a fim de se determinar o preço de venda para três serviços específicos, que são os mais requisitados pelos clientes. o objetivo era determinar o preço ideal para cada serviço que seja competitivo frente aos concorrentes da empresa. para a análise dos gastos da organização, foram utilizados os métodos de custeio variável, por absorção pleno e por absorção parcial, e para a formação do preço de venda os métodos de mark-up e de retorno alvo. para a escolha assertiva do preço de venda dos serviços, em comparação aos concorrentes da empresa, foi implementada uma técnica da teoria dos jogos, denominada de ponto de sela. os preços ideias, foram obtidos através do método de custeio variável e a formação de preço pelo mark-up, valores estes que demonstraram serem mais competitivos dentro do mercado estudado e que podem gerar uma maior vantagem para a empresa frente aos seus concorrentes.
Abstract: Determining the ideal sales price to the consumer is an important task, in order to meet the internal needs of the organization, how to cover costs and expenses, and still generate profit, in addition to satisfying the consumer's expectations of the product's quality or service offered. within this context, in the present study all expenses related to the services rendered by a beauty salon were raised in order to determine the sale's price for three specific services, which are the most requireed by customers. the purpose was to determine the ideal price for each service which is competitive in respect of company competitors. for the analysis of the expenses of the organization, the methods of variable cost, absorption and partial absorption were used, and for the formation of the sale's price, the mark-up and target return methods. for the assertive choice of the sale's price for the services, in comparison with the company competitors, a technique of the theory of games, the break even point, was implemented. the ideal prices were obtained through the variable costing method and mark-up price formation, which showed up to be more competitive within the stocked market and that could generate a higher advantage for the company in front of its competitors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59866
ISSN: 1809-7189
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