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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59827
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Flecha limite para pontes estaiadas: estudo de caso |
Autor(es): | Mota, Joaquim Eduardo Dias, André Luis Martins Mourão Souza, Alex Sander Clemente de Mota, Hugo Campêlo |
Palavras-chave: | Ponte estaiada;Flecha limite;Vibração |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) - http://www.abpe.org.br |
Citação: | MOTA, Joaquim Eduardo; DIAS, André L.M. Mourão; SOUZA, Alex S.C. de; MOTA, Hugo Campelo. Flecha limite para pontes estaiadas: estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS - CBPE, XII., Virtual, 07 a 11 Jun. 2021. Anais[...], 2021. |
Resumo: | Não há no estágio atual um consenso internacional sobre o valor limite de flecha a ser adotado para o projeto de pontes estaiadas visando garantir o controle de vibrações desconfortáveis ao usuário. Este trabalho apresenta incialmente uma substancial análise e interpretação dos valores limites de flecha em pontes constantes na literatura nacional e internacional. Verifica-se que no caso das pontes estaiadas um valor de flecha limite, para cargas móveis, estabelecido como uma fração do seu vão livre pode não ser o critério mais eficiente para o controle de vibrações desconfortáveis da estrutura. As características dinâmicas da ponte como as frequências próprias e as acelerações máximas são, atualmente, parâmetros mais indicados para avaliação de situações de vibrações excessivas. Por fim, um estudo de caso é desenvolvido fazendo-se uma análise numérica da Ponte Estaiada do Rio Moju construída em 2019/2020 restabelecendo a ligação rodoviária entre a região da grande Belém ao interior do estado do Pará. A obra tem 268m de extensão com mastro único central e dois vãos estaiados laterais de 134m com tabuleiro misto aço-concreto. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59827 |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
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