Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59759
Type: | Tese |
Title: | Tecnologias digitais e o desenvolvimento da tomada de decisão na contabilidade: a importância das metodologias ativas na aprendizagem da Administração Financeira |
Authors: | Siqueira, Liliane Maria Ramalho de Castro |
Advisor: | Castro Filho, José Aires de |
Keywords: | Ensino superior - Metodologia;Aprendizagem ativa;Administração financeira - Estudo e ensino (Superior);Estudantes universitários - Efeito das inovações tecnológicas;Processo decisório;Professores e alunos;Prática de ensino |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Tecnologias digitais e o desenvolvimento da tomada de decisão na contabilidade: a importância das metodologias ativas na aprendizagem da Administração Financeira. Orientador: José Aires de Castro Filho. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As práticas docentes do Ensino Superior devem ser centralizadas na utilização de atividades que proporcionem reflexões acerca da efetividade da aprendizagem dos conteúdos discutidos. No curso de Ciências Contábeis, essa compreensão se torna ainda mais necessária, considerando que as habilidades demandadas pelo futuro exercício da profissão estão relacionadas à tomada de decisão. As metodologias ativas com apoio das tecnologias digitais possibilitam transformações educacionais no desenvolvimento de práticas contemporâneas, com suporte na inserção desses recursos em atividades curriculares. Estas ferramentas possibilitam a interação nas atividades em grupo, na troca de ideias e opiniões; ou para a pesquisa de outras realidades. Dessa maneira, este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade para tomada de decisão dos discentes da disciplina Administração Financeira, do curso de Contabilidade na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde a implementação das metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais. Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, no curso de Contabilidade, disciplina Administração Financeira. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A pesquisa-ação envolveu observação participante, e, como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. As atividades planejadas envolveram as disciplinas curriculares, o uso das tecnologias e alguns recursos da Internet, além de tarefas que promoveram a participação, atuação e autoria dos alunos. Os resultados foram analisados de acordo com uma macrocategoria, seis categorias e subcategorias no momento da análise dos dados. Considerou-se a tomada de decisão como uma unidade análise, visto que ela permeou o desenvolvimento de todas as categorias. Na primeira categoria – Metodologias – foi detalhado o modo como as práticas docentes e a participação dos alunos contribuíram para o desenvolvimento das habilidades para tomada de decisão. A segunda categoria – Reflexão na Ação – envolveu a identificação das problemáticas pelos alunos, além do desenvolvimento das estratégias. Na categoria seguinte – Trocas de experiências e conhecimentos – foram detalhados o uso da tecnologia pelos alunos e as contribuições desse recurso para os processos de ensino e aprendizagem. Na quarta categoria – Engajamento – foram discutidas a interação dos alunos, e a interação de professora e alunos no desenvolvimento das habilidades para tomada de decisão. A categoria seguinte – Domínio de conteúdo– caracterizou-se pelas revisões, avaliações e compartilhamento das atividades e produtos, considerando a ampliação dos conhecimentos da professora e dos alunos. A última – Desenvolvimento das habilidades discentes– trouxe reflexões acerca de habilidades como senso de responsabilidade, autonomia, criticidade, além da inovação e da criatividade. Os resultados destacaram momentos em que as transformações nas práticas docentes com a implementação de metodologias ativas apoiadas às tecnologias digitais, aliados às relações e interações da professora com os alunos, promovem e facilitam o desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão, acarretando aprendizagem e promovendo atuações de autoria dos alunos nos processos educacionais. |
Abstract: | Teaching practices in Higher Education should be centered on the use of activities that provide reflections on the effectiveness of learning the contents discussed. In the Accounting course, this understanding becomes even more necessary, considering that the skills required by the future exercise of the profession are related to decision making. Active methodologies supported by digital technologies enable educational transformations in the development of contemporary practices, based on the inclusion of these resources in curricular activities. These tools enable interaction in group activities, exchange of ideas and opinions; or for researching other realities. Thus, this study aims to analyze the development of decision-making skills of students in the financial administration discipline of the Accounting course at the Federal University of Ceará (UFC) from the implementation of active methodologies supported by digital technologies. This research was developed at the Federal University of Ceará in the Accounting course in the Financial Administration discipline. Qualitative methodology was used, with an interpretative character. The action research involved participant observation, and, as data collection instruments, videos and field diaries. The planned activities involved curricular subjects, the use of technologies and some Internet resources, in addition to tasks that promoted the participation, performance and authorship of students. The results were analyzed according to a macrocategory, six categories and subcategories at the time of data analysis. Decision making was considered as a unit of analysis, as it permeated the development of all categories. The first category – Methodologies – detailed how teaching practices and student participation contributed to the development of decision-making skills. The second category – Reflection in Action – involved the identification of problems by the students, in addition to the development of strategies. In the next category – Exchanges of experiences and knowledge – the use of technology by students and the contributions of this resource to the teaching and learning processes were detailed. In the fourth category – Engagement – the interaction between students and the interaction between teacher and students in the development of decisionmaking skills were discussed. The next category – Content domain – was characterized by reviews, assessments and sharing of activities and products, considering the expansion of knowledge of the teacher and students. The last category – Development of student skills – brought reflections on skills such as a sense of responsibility, autonomy, criticality, in addition to innovation and creativity. The results highlighted moments in which the transformations in teaching practices with the implementation of active methodologies supported by digital technologies, combined with the relationships and interactions between teacher and students, promote and facilitate the development of decision-making skills, leading to learning and promoting actions and authorship postures of students in educational processes. |
Abstract in French: | Las prácticas docentes en Educación Superior deben centrarse en el uso de actividades que aporten reflexiones sobre la efectividad del aprendizaje de los contenidos discutidos. En el curso de Contabilidad, esta comprensión se vuelve aún más necesaria, considerando que las habilidades que requiere el futuro ejercicio de la profesión están relacionadas con la toma de decisiones. Las metodologías activas sustentadas en tecnologías digitales posibilitan transformaciones educativas en el desarrollo de prácticas contemporáneas, basadas en la inclusión de estos recursos en las actividades curriculares. Estas herramientas permiten la interacción en actividades grupales, el intercambio de ideas y opiniones; o para investigar otras realidades. Así, este estudio tiene como objetivo analizar el desarrollo de las habilidades de toma de decisiones de los estudiantes de la disciplina de administración financiera de la carrera de Contabilidad de la Universidad Federal de Ceará (UFC) a partir de la implementación de metodologías activas apoyadas en tecnologías digitales. Esta investigación se desarrolló en la Universidad Federal de Ceará en el curso de Contabilidad en la disciplina de Administración Financiera. Se utilizó metodología cualitativa, con carácter interpretativo. La investigaciónacción involucró observación participante y, como instrumentos de recolección de datos, videos y diarios de campo. Las actividades planificadas involucraron materias curriculares, el uso de tecnologías y algunos recursos de Internet, además de tareas que promovieron la participación, actuación y autoría de los estudiantes. Los resultados se analizaron según una macrocategoría, seis categorías y subcategorías al momento del análisis de los datos. La toma de decisiones se consideró como una unidad de análisis, ya que impregnaba el desarrollo de todas las categorías. La primera categoría, Metodologías, detalló cómo las prácticas docentes y la participación de los estudiantes contribuyeron al desarrollo de las habilidades para la toma de decisiones. La segunda categoría, Reflexión en acción, involucró la identificación de problemas por parte de los estudiantes, además del desarrollo de estrategias. En la siguiente categoría - Intercambios de experiencias y conocimientos - se detalla el uso de la tecnología por parte de los estudiantes y las contribuciones de este recurso a los procesos de enseñanza y aprendizaje. En la cuarta categoría - Compromiso - se discutió la interacción entre estudiantes y la interacción entre maestro y estudiantes en el desarrollo de habilidades para la toma de decisiones. La siguiente categoría, el dominio de contenido, se caracterizó por revisiones, evaluaciones e intercambio de actividades y productos, considerando la expansión del conocimiento del profesor y los estudiantes. La última categoría - Desarrollo de habilidades de los estudiantes - trajo reflexiones sobre habilidades como el sentido de responsabilidad, autonomía, criticidad, además de innovación y creatividad. Los resultados destacaron momentos en los que las transformaciones en las prácticas docentes con la implementación de metodologías activas sustentadas en tecnologías digitales, combinadas con las relaciones e interacciones entre docente y alumnos, promueven y facilitan el desarrollo de habilidades para la toma de decisiones, conduciendo al aprendizaje y promoviendo acciones. y posturas de autoría de los estudiantes en los procesos educativos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59759 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tese_lmrcsiqueira.pdf | 11,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.