Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5965
Tipo: Dissertação
Título : Estratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita
Título en inglés: The process of writing appropriation for adults, in the beginning of the pertaining to school literacy.
Autor : Silva, Maria Erotildes Moreira e
Tutor: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Palabras clave : Linguistica Aplicada;Escrita;Alfabetização;Adultos;Processo;Word-key: Writing;Literacy;Adults;Process;Aquisição da Escrita;Alfabetizacao de Adultos;Psicolinguística
Fecha de publicación : 2004
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Silva, M. E. M.; Plantin, R. S. M. (2004)
Resumen en portugués brasileño: Com o presente estudo, intenta-se registrar e analisar, em uma perspectiva psicolingüística, o processo de apropriação da escrita por adultos, no início da alfabetização escolar. O objetivo desse trabalho consiste da identificação das estratégias e hipóteses elaboradas por adultos que estão em processo de alfabetização para apontar possíveis diferenças entre o modo como as crianças e os adultos concebem a escrita. A partir das contribuições de Piaget e de Vigotski,na psicologia; de Kato e Scliar-Cabral, na psicolingüística, além das investigações de Ferreiro e Teberosky sobre a concepção da escrita, procurou-se destacar os aspectos que caracterizam esse processo vivenciado pelos adultos. Os dados analisados revelaram que os adultos se diferenciam da criança, durante esse processo de apropriação da escrita, por já reconhecerem a função da escrita, perceberam a relação existente entre a fala e a escrita e utilizam seus conhecimentos sobre esse sistema para começar a produzi-la
Abstract: This present study sought to register and to analyze, in a psycholinguistics perspective, the process of writing appropriation for adults, in the beginning of the pertaining to school literacy. The objective of this work consists of the identification of the strategies and hypotheses elaborated for adults who are in literacy process to point possible differences between the way as the children and the adults conceive the writing. From the contributions of Piaget and Vigotski, in psychology; Kato and Scliar-Cabral, in the psycholinguistics, beyond the inquiries from Ferreiro and Teberosky on the conception of the writing, was looked to detach the aspects that the adults and children present lived deeply for strategies, during this process of appropriation of the writing, because these adults for already recognizing the function of the writing, the existing relation between specks and the writing and to use its knowledge on this system to start the produce it
Descripción : SILVA, Maria Erotildes Moreira e. Estratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita. 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2004.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5965
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_dis_memsilva.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.