Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPlantin, Rosemeire Selma Monteiro-
dc.contributor.authorSilva, Maria Erotildes Moreira e-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:57:34Z-
dc.date.available2013-09-30T16:57:34Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSilva, M. E. M.; Plantin, R. S. M. (2004)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5965-
dc.descriptionSILVA, Maria Erotildes Moreira e. Estratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita. 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2004.pt_BR
dc.description.abstractThis present study sought to register and to analyze, in a psycholinguistics perspective, the process of writing appropriation for adults, in the beginning of the pertaining to school literacy. The objective of this work consists of the identification of the strategies and hypotheses elaborated for adults who are in literacy process to point possible differences between the way as the children and the adults conceive the writing. From the contributions of Piaget and Vigotski, in psychology; Kato and Scliar-Cabral, in the psycholinguistics, beyond the inquiries from Ferreiro and Teberosky on the conception of the writing, was looked to detach the aspects that the adults and children present lived deeply for strategies, during this process of appropriation of the writing, because these adults for already recognizing the function of the writing, the existing relation between specks and the writing and to use its knowledge on this system to start the produce itpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguistica Aplicadapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectWord-key: Writingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAdultspt_BR
dc.subjectProcesspt_BR
dc.subjectAquisição da Escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizacao de Adultospt_BR
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o presente estudo, intenta-se registrar e analisar, em uma perspectiva psicolingüística, o processo de apropriação da escrita por adultos, no início da alfabetização escolar. O objetivo desse trabalho consiste da identificação das estratégias e hipóteses elaboradas por adultos que estão em processo de alfabetização para apontar possíveis diferenças entre o modo como as crianças e os adultos concebem a escrita. A partir das contribuições de Piaget e de Vigotski,na psicologia; de Kato e Scliar-Cabral, na psicolingüística, além das investigações de Ferreiro e Teberosky sobre a concepção da escrita, procurou-se destacar os aspectos que caracterizam esse processo vivenciado pelos adultos. Os dados analisados revelaram que os adultos se diferenciam da criança, durante esse processo de apropriação da escrita, por já reconhecerem a função da escrita, perceberam a relação existente entre a fala e a escrita e utilizam seus conhecimentos sobre esse sistema para começar a produzi-lapt_BR
dc.title.enThe process of writing appropriation for adults, in the beginning of the pertaining to school literacy.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_memsilva.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.