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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59548
Tipo: | Dissertação |
Título: | A participação social do idoso junto às ações de extensão da UNEMAT |
Autor(es): | Mamede, Roseli Ribeiro |
Orientador: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palavras-chave: | Universidade do Estado de Mato Grosso;Idosos - Educação;Extensão universitária;Integração social |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MAMEDE, Roseli Ribeiro. A participação social do idoso junto às ações de extensão da UNEMAT. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Em um país onde a expectativa de vida encontra-se em crescimento, torna-se essencial pesquisar acerca dos fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida da população idosa. Esta pesquisa busca analisar as contribuições das ações extensionistas do projeto “Cidadania Ativa: Interação do Idoso junto à Universidade” da UNEMAT – Campus Sinop para a promoção da inserção social do idoso. Para dar sustentação teórica a pesquisa com relação ao processo de envelhecimento utilizamos CAMARGO; PASSINATO (2008), IBGE (2015), entre outros. Com relação ao empoderamento do idoso e aprendizagem utilizamos KLEBA;WENDAUSEN(2009), PAULO FREIRE(1972), entre outros e para embasarmos a importância da extensão universitária utilizamos ANDES(2003); NASCIMENTO(2013); LDB (1996); FORPROEX(2012); FREIRE(1971), entre outros. Trata-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, caracteriza-se como estudo de caso e pesquisa de campo no projeto de extensão para terceira idade na Unemat Campus de Sinop. Os dados indicam que as ações desenvolvidas pelo projeto Cidadania Ativa integra a universidade com a comunidade externa, além de contribuir com a qualidade de vida, proporciona a emancipação digital do idoso, disponibiliza um espaço de aprendizagem contínua e convivência social, contribuindo dessa maneira para que o idoso se mantenha ativo, incluído na sociedade e também na era digital. |
Abstract: | In a country where life expectancy is on the rise, it is essential to research about the factors that contribute to a better quality of life for the elderly population. This research seeks to analyze the contributions of the extension actions of the project “Active Citizenship: Interaction of the Elderly at the University” of UNEMAT - Campus Sinop for the promotion of the social insertion of the elderly. To give theoretical support to research in relation to the aging process, we use CAMARGO; PASSINATO (2008), IBGE (2015), among others. Regarding the empowerment of the elderly and learning we use KLEBA; WENDAUSEN (2009), PAULO FREIRE (1972), among others and to support the importance of university extension we use ANDES (2003); NASCIMENTO (2013); LDB (1996); FORPROEX (2012); FREIRE (1971), among others. This is a descriptive research, with a qualitative approach and as for the technical procedures of data collection, it is characterized as a case study and field research in the extension project for the elderly at Unemat Campus de Sinop. The data indicate that the actions developed by the Cidadania Ativa project integrate the university with the external community, in addition to contributing to the quality of life, providing the digital emancipation of the elderly, providing a space for continuous learning and social coexistence, thus contributing so that the elderly remain active, included in society and also in the digital age. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59548 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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