Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5943
Tipo: | Tese |
Título : | Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no Enade : um estudo de cursos de graduação |
Título en inglés: | Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no Enade : um estudo de cursos de graduação. |
Autor : | Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas |
Tutor: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palabras clave : | Avaliação educacional – Brasil;Ensino superior – Avaliação – Brasil;Universidades e faculdades – Brasil – Exames;Análise de regressão;Brasil.Tribunal de Contas da União;TCU Management indicators;Multiple linear regression |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | Corrêa, D. M. M. C.; Andriola, W. B. (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | Avaliar é uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestão, e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliação educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituição de forma sistêmica, com vistas à tomada de decisão, sob quatro óticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliação, se os indicadores de gestão do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa é explicativa. Quanto à abordagem do problema, é quantitativa, porque se utiliza de análise de regressão linear múltipla para investigar a influência das variáveis independentes (indicadores de gestão do TCU) sobre a variável dependente (ENADE dos cursos). Quanto às técnicas empregadas tem-se a documentação indireta, aí incluída a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a pesquisa direta, aí incluída a pesquisa empírica, no âmbito das unidades acadêmicas da Faculdade de Educação (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipóteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a análise de regressão múltipla aplicável ao conjunto de observações revelou que, entre os nove indicadores de gestão analisados, apenas o indicador funcionário-equivalente por professor-equivalente (FEPE) não influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP. |
Abstract: | Evaluation is a way to obtain feedback. The Audit Court (Tribunal de Contas da União – TCU) evaluates Federal Institutions of Higher Education (IFES)’ performances through nine management indicators and the Education and Culture Ministry (MEC) evaluates higher education institutions (IES)’ courses, among others indicators, through the courses Students National Survey (ENADE). Among various approaches on educational assessment, the CIPP evaluation model evaluates the institution in a systematic way, with the purpose of decision making, about four points of view: context, inputs, processes and products. This research aims at investigating the CIPP evaluation model perspective, if the TCU indicators management influence the courses ENADE performance. By this work objectives, it’s an explanatory research. By the problem approach, it’s quantitative because it employs multiple linear regression analysis to investigate the independent variables’ influence (indicators management TCU, per course) on the dependent variables (ENADE courses). As the techniques employed have to indirect documentation, including therein the literature and documents, as well as direct research, including therein the empirical research within the academic units FACED, FADIR and FEAAC, Federal University of Ceará (UFC) designed to test the research hypotheses. The results indicate that the courses object of analysis have different performances, however, the multiple regression analysis applied to the set of observations revealed that, among the nine TCU management indicators analyzed, only the gauge-equivalent employee per teacher-equivalent (FEPE) doesn’t influence ENADE outcomes, and the other indicators which influence ENADE outcomes, has four platforms CIPP model include variables that explain the behavior of the dependent variable. |
Descripción : | CORRÊA, Denise Maria Moreira Chagas. Indicadores de gestão do TCU e o desempenho dos cursos no Enade: um estudo de cursos de graduação. 2013. 243f. - Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2013. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5943 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tese_dmmccorrea.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.