Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59430
Type: | TCC |
Title: | Enxergando o invisível com as mãos: elaboração de modelos didáticos táteis para o ensino inclusivo de microbiologia |
Authors: | Sousa, Edson Brito |
Advisor: | Mota, Erika Freitas |
Keywords: | Deficiência visual;Recursos didáticos acessíveis;Ensino de microbiologia |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOUSA, Edson Brito. Enxergando o invisível com as mãos: elaboração de modelos didáticos táteis para o ensino inclusivo de microbiologia. 2020. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O tema inclusão encontra-se cada vez mais recorrente quando se trata de educação igualitária, em que se fala sobre respeito e autonomia dos estudantes com deficiência em seu processo de formação como cidadão. É de certo que a escola deve sempre abraçar a todos. No entanto, as condições e estrutura nas instituições de ensino muitas vezes não são favoráveis a esse propósito. A diversidade e necessidade dos alunos nem sempre são contempladas quando estes fazem parte de um grupo menor, como é o caso dos alunos com deficiência visual. A inclusão desses alunos em sala de aula regular é considerada um desafio tanto para as escolas quanto para os docentes, visto que os conteúdos escolares privilegiam o sentido da visão. No Ensino de Ciências e Biologia, muitas são as dificuldades encontradas, visto que os conteúdos biológicos são complexos, e na maioria das vezes, precisam de uma experiência visual para ser entendidos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo a elaboração de recursos didáticos acessíveis para auxiliar no entendimento dos conteúdos de microbiologia pelos alunos com cegueira e baixa visão no Ensino Médio. Para tanto, foram confeccionados modelos táteis de bactérias, vírus e fungos utilizando diferentes texturas e relevos. Também foi produzido um manual com protocolos de confecção e três planos de aulas. Os modelos táteis elaborados nesse trabalho podem favorecer uma leitura tátil durante as explicações do conteúdo de microbiologia pelo docente para que o aluno tenha noção do grau de organização e complexidade destes, podendo ser utilizados como suporte nas aulas de Ciências e Biologia durante a explicação do conteúdo pelo professor. O manual de confecção foi produzido com o intuito de auxiliar o professor no desenvolvimento de recursos acessíveis. Já os planos de aulas possuem aspectos inclusivos buscando contribuir com a prática docente inclusiva. Ademais, a utilização dos recursos proposto abrange todos os alunos durante a aula, proporcionando a inclusão de todos na aula. |
Abstract: | The topic of inclusion becomes recurrent when regards to an education system with equal opportunities for all students. It talks about respect and autonomy of the students with disabilities during the education process while it is expected the school should embrace them all. However, it is often the school do not have infrastructure nor education conditions to fulfill such expectations. The needs of smaller groups are not always considered due to those limitations, such as the visually impaired students. Inclusion of these students in regular classrooms is a challenge for both teachers and schools since the visual sense and content is privileged over the others. In the teaching of Science and Biology, many difficulties are encountered, since biological contents are complex, and most of the time, they need a visual experience to be understood. Therefore, this work aims to develop accessible teaching resources to assist in understanding the contents of microbiology by students with blindness and low vision capabilities in high school. For the project, tactile models of bacteria, viruses and fungi were build using different textures and reliefs. A manual with cooking protocols and three lesson plans was also produced. The tactile models elaborated on the topic of microorganisms in this work can favor a tactile reading during the explanations of the content by the teacher so that the student has a notion of their degree of organization and complexity. The manual was produced to assist the teacher in the development of accessible resources. The lesson plans have inclusive aspects seeking to contribute to inclusive teaching practice. The tactile didactic models made in this work can be used as support in Science and Biology classes during the explanation of the content by the teacher. In addition, because they have an attractive character, their use encompasses all students during the class, providing the inclusion of them all. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59430 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_ebsousa.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.