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Type: Dissertação
Title: A abordagem de temas contemporâneos de biologia no ensino médio: um estudo exploratório
Title in English: The approach of contemporary topics in biology in high school: an exploratory study
Authors: Holanda, Deborah Ximenes Torres
Advisor: Gallão, Maria Izabel
Co-advisor: Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Biologia - Metodologia;Ensino médio;Estratégias de aprendizagem
Issue Date: 2013
Citation: HOLANDA, Deborah Ximenes Torres. A abordagem de temas contemporâneos de biologia no ensino médio: um estudo exploratório. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: As descobertas no campo da ciência moderna levantam uma série de questões de ordem moral, social, econômica e política. É importante que a sociedade esteja bem informada sobre os avanços da ciência moderna, para que ela seja capaz de tomar decisões a respeito de como o conhecimento científico produzido deve ser utilizado. Assim, o ensino de Biologia deve levar o aluno a adquirir instrumentos que o permitam agir em diferentes contextos, principalmente em sua vida, ampliando a sua compreensão sobre a realidade. Este trabalho teve como objetivo, portanto, analisar de que forma ocorrem a abordagem e contextualização de temas biológicos contemporâneos que estão relacionados à Biologia Celular e à Genética, nas aulas de Biologia no Ensino Médio. O estudo desta pesquisa foi realizado em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, E.E.F.M, no município de Crateús, tendo como amostragem seus professores de Biologia. O objetivo foi analisar como acontece a abordagem de temas da Biologia contemporânea, tais como células-tronco, tecnologia do DNA recombinante, clonagem, entre outros, e investigar quais informações sobre esses temas os alunos do Ensino Médio possuem, bem como aplicar metodologias de ensino diferenciadas. Os sujeitos foram quatro professores e seus alunos das turmas de 1º e 3 º do Ensino Básico. As coletas de dados foram realizadas através de questionários e também de observações das aplicações das aulas relativas ao produto educacional desenvolvido com a colaboração de um dos professores da escola. Os resultados demonstraram que esses conteúdos são pouco abordados em sala de aula, sendo o livro didático o principal recurso utilizado. Além disso, os docentes sentem a necessidade de um material didático simplificado, que possa ser utilizado nas aulas de Biologia. Os alunos, por outro lado, dominam informações sobre temas contemporâneos; no entanto, muitos não sabem se posicionar a respeito, e propõem diversas estratégias didáticas que podem melhorar as aulas de Biologia. Foi elaborado, então, um manual, através de uma extensa pesquisa bibliográfica e adequação das aulas, de acordo com a realidade das escolas públicas estaduais e contando com a colaboração do professor. A partir das diferentes metodologias implantadas em sala de aula, observou-se que a utilização de diferentes estratégias de ensino pode ser vantajosa e útil no sentido de contribuir e enriquecer os conhecimentos dos alunos, favorecendo a interação entre professor e alunos, e auxiliando na participação e discussão de questões científicas. Portanto, um dos grandes desafios dos educadores é o de intensificar o uso de outros materiais e atividades, para além do livro didático, que auxiliem na condução da aprendizagem. Os professores devem utilizar várias metodologias de ensino, aliadas ao emprego de muitos recursos, como meios audiovisuais, jogos interativos, textos ou dinâmicas em grupo, todos organizados de acordo com o tipo de conhecimento que se deseja explorar. Tendo em vista o acesso ao conhecimento científico, a escola é o local mais propício para os alunos. No entanto, muitas vezes os conteúdos não são organizados corretamente e, com isso, o educador se vê diante do grande desafio de organizar, estruturar e apresentar os conceitos de maneira satisfatória, adaptando-se aos conteúdos em questão, de modo que o aluno seja eficientemente estimulado.
Abstract: The discoveries in the field of modern science raise a number of issues of moral, social, economic and political order. It is important that the society can be well informed about the advances of modern science, so that it can be able to make decisions about how the scientific knowledge produced must be used. This way, the teaching of Biology has to help the student to acquire tools that allow him to act in different contexts, especially in life, expanding his understanding of reality. This work aimed to examine how the approach and contextualizing of contemporary biological issues that are related to cell biology and genetics happen, in Biology classes in high school. The study of this research was developed at an Elementary and High School, E.E.F.M, in the city of Cratéus, with Biology teachers as sample. The aim was to analyze how the approach of issues of contemporary Biology such as stem cells, recombinant DNA technology, cloning, among others happens, and to investigate which information on these themes high school students possess, as well as to apply different teaching methodologies. The subjects were four teachers and students of the 1st and 3rd grades of the Basic Education. The data collection was carried out through questionnaires and also the observations of the applications of the classes related to the educational product developed with the collaboration of one of the school teachers. The results showed that these contents are barely addressed in the classroom, being the didactic textbook the primary resource used. Afterwards, teachers feel the need of a simplified teaching material, which can be used in Biology classes. Students, by their turn, have information on contemporary issues; however, many of them do not know to position themselves, and propose several didactical strategies that can improve Biology classes. A manual, then, was elaborated through an extensive literary research and the fitting of classes, according to the reality of public schools and counting on the collaboration of the teacher. From the different methods implemented in the classroom, it was observed that the use of different teaching strategies can be advantageous and useful to contribute and enrich students' knowledge, favoring the interaction between teacher and students, and assisting in the participation and discussion of scientific issues. Therefore, one of the major challenges for educators is to intensify the use of other materials and activities, in addition to the textbook, leading to learning. Teachers should use various teaching methodologies, along with the usage of many resources, as audiovisual ones, interactive games, texts or group dynamics, all organized according to the type of knowledge they want to explore. Taking into account the access to scientific knowledge, the school is the best place for the students to learn. However, many times the contents are not correctly organized and, because of this, the teacher finds himself in face of the big challenge to organize, to structure and to present the concepts in a satisfactory way, adapting it to the contents under study, in a way that the students can be efficiently encouraged.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5940
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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