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Type: Dissertação
Title: Avaliação experiencial dos fatores da evasão nos cursos técnicos subsequentes do IFCE, a partir dos gestores do Campus Acaraú
Authors: Araújo, Francisco de Assis Magalhães
Advisor: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Keywords: Ensino técnico - Acaraú (CE);Ensino profissional - Acaraú (CE);Evasão escolar - Acaraú (CE);Política pública - Avaliação - Acaraú (CE)
Issue Date: 2020
Citation: ARAÚJO, Francisco de Assis Magalhães. Avaliação experiencial dos fatores da evasão nos cursos técnicos subsequentes do IFCE, a partir dos gestores do Campus Acaraú. Orientador: Julio Alfredo Racchumi Romero. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Avalia os fatores de evasão dos discentes nos Cursos Técnicos Subsequentes do IFCE, campus Acaraú, utilizando-se do Plano de Permanência e Êxito como uma das políticas da Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito federal. Para tal, precisou apropriar-se de aporte teórico e metodológico da multiplicidade de visões dos agentes e protagonistas desta política, numa dimensão crítica e sistemática. O estudo contou com as contribuições de Cordão (2017), Manfredi (2016), Dore e Lüscher (2011), Pacheco (2011), Bacelar (2003), Vieira (2002), Cunha (2000), entre outros, que foram importantes para a feitura deste ensaio. A pesquisa, de cunho qualitativo, debruçou-se num estudo de caso, que envolveu os cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente em Aquicultura, Pesca, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar. O tema sobre evasão é bem recorrente no meio educacional, porém há pouco estudo sobre ele na Educação Profissional no Brasil e, por conformar um dos indicadores de desempenho acadêmico, chama a atenção de órgãos, gestores, coordenadores e servidores da rede federal quanto ao seu modus operandi perante os números. O recorte empírico deu-se no período de 2014 a 2017 e, para dar sentido à discussão teórica, precisou-se iniciar de uma perspectiva de avaliação que contribuísse para a coerência e feitura desta investigação, motivo por que se elegeu o Modelo Experiencial de Lejano (2012). Das técnicas de coleta de dados aplicadas aos gestores, optou-se por entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados apontam que os cursos denotam altos índices de evasão e demandam um estudo mais aprofundado, transpondo os números na Plataforma Nilo Peçanha e na IFCE em Números. Foram evidenciados três fatores preponderantes de evasão do ponto de vista dos gestores do campus, a saber: o défice de conhecimentos na educação básica, a falta do transporte e o descompasso do calendário acadêmico do campus em relação ao das redes municipal e estadual. Além desses, surgiram outros que, em sua maioria, são comuns entre os cursos investigados. É imprescindível também que o Plano de Permanência e Êxito, tal como uma política do IFCE, se efetive e se torne uma prática de rotina no Campus. Espera-se que esta pesquisa traga abertura para outro pensamento e nova ação ante a Educação Profissional e Tecnológica e se desdobrem outros estudos afins ou de semelhante natureza.
Abstract: This research evaluates the dropout factors of students enrolled in the Subsequent Technical Courses of the Federal Institute of Ceará (IFCE), campus Acaraú, by utilizing the Permanence and Success Plan as one of the policies of the Professional and Technological Education. To this end, it was necessary to appropriate theoretical and methodological contributions of multiple views of the agents and protagonists of this policy in a critical and systematic dimension. The study had the contributions from Cordão (2017), Manfredi (2016), Dore and Lüscher (2011), Pacheco (2011), Bacelar (2003), Vieira (2002), Cunha (2000) and others who were of great importance for the execution of this work. The qualitative research focused on the case study that involved technical high school courses in the subsequent modality of Aquaculture, Fishing, Shipbuilding and Restaurant and Bar Services. Dropping out of school is a very recurrent topic in the educational environment. However, there are not many studies about it regarding the professional Education system in Brazil, and since it conforms to one of the academic performance indicators, the modus operandi related to the figures have attracted the attention of the school staff of the Federal System of Education. The empirical approach took place from 2014 to 2017 and, in order to make sense of the theoretical discussion, it was necessary to start from an evaluation perspective that would contribute to the coherence and conduct of this investigation, which is the reason why the experimental approach by Lejano (2012) was chosen. Among the data collection techniques applied to the school coordinating staff, it was decided to make use of the semi-structured interview and document analysis. The results indicate that the courses have high dropout rates that demand a further study, in addition to the numbers obtained on the Nilo Peçanha and the IFCE em Números Platforms. Three major dropout factors were evidenced in the view of the campus' coordinating staff, which are: the knowledge deficit from elementary education, the absence of transportation, and the inconsistency of the campus academic schedule in relation to that of the municipal and state school systems. In addition to these, others have emerged, most of which are common among the courses investigated. It is also essential that the Permanence and Success Plan as a policy of IFCE be effective and become a routine practice on the campus. It is hoped that this research will support the development of new ways of thinking and acting in the face of Professional and Technological Education and that similar studies will be carried out in the future.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59363
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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