Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59054
Type: TCC
Title: História ilustrada da arte: design gráfico como ferramenta de ensino
Authors: Araújo Júnior, Marley Farias
Advisor: Barros, Camila Bezerra Furtado
Keywords: Design Gráfico;Ilustração;Livro ilustrado;Ensino infantil
Issue Date: 2021
Citation: ARAÚJO JUNIOR, M. F. A. História ilustrada da arte: design gráfico como ferramenta de ensino. 2021. 80 f. Monografia (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel do Design Gráfico como facilitador do aprendizado de crianças de 7 a 10 anos acerca da História da Arte, ou seja, analisar quais recursos gráficos são efetivos na construção do entendimento de leitores que estão começando a ter contato com a leitura e a escrita. A pesquisa foi iniciada a partir de um levantamento sobre os períodos artísticos que ocorreram durante a história e como eles são abordados no ensino para crianças. Na sequência, foi realizada uma discussão sobre o objeto livro ilustrado e a ilustração como narrativa visual, bem como foi vista a importância da leitura ativa dentro da consolidação do entendimento dentro da leitura. A partir das informações obtidas, foi construído um livro ilustrado, de público-alvo infantil, o qual tematiza movimentos do período modernista, e que utiliza o design como um meio de tornar a experiência do leitor mais ativa, criando interações visuais e físicas, contribuindo, assim, com a compreensão do assunto abordado.
Abstract: The present work aims to present a study on the role of Graphic Design as a facilitator of the learning of children from 7 to 10 years old about Art History, that is, to analyze which graphic resources are effective in building the understanding of readers who are starting to have contact with reading and writing. The research started with a survey of the artistic periods that occurred during history and how they are approached in teaching children. Then, a discussion was held about the illustrated book object and illustration as a visual narrative, as well as the importance of active reading within the consolidation of understanding within reading. From the information obtained, an illustrated book was created, aimed at children, which focuses on movements from the modernist period, and which uses design as a means of making the experience of the reader more active, creating visual and physical interactions, contributing, thus, with the understanding of the subject addressed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59054
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_mfajunior.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.