Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Camila Bezerra Furtado | - |
dc.contributor.author | Araújo Júnior, Marley Farias | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T12:33:13Z | - |
dc.date.available | 2021-06-17T12:33:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO JUNIOR, M. F. A. História ilustrada da arte: design gráfico como ferramenta de ensino. 2021. 80 f. Monografia (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59054 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to present a study on the role of Graphic Design as a facilitator of the learning of children from 7 to 10 years old about Art History, that is, to analyze which graphic resources are effective in building the understanding of readers who are starting to have contact with reading and writing. The research started with a survey of the artistic periods that occurred during history and how they are approached in teaching children. Then, a discussion was held about the illustrated book object and illustration as a visual narrative, as well as the importance of active reading within the consolidation of understanding within reading. From the information obtained, an illustrated book was created, aimed at children, which focuses on movements from the modernist period, and which uses design as a means of making the experience of the reader more active, creating visual and physical interactions, contributing, thus, with the understanding of the subject addressed. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Design Gráfico | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Livro ilustrado | pt_BR |
dc.subject | Ensino infantil | pt_BR |
dc.title | História ilustrada da arte: design gráfico como ferramenta de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel do Design Gráfico como facilitador do aprendizado de crianças de 7 a 10 anos acerca da História da Arte, ou seja, analisar quais recursos gráficos são efetivos na construção do entendimento de leitores que estão começando a ter contato com a leitura e a escrita. A pesquisa foi iniciada a partir de um levantamento sobre os períodos artísticos que ocorreram durante a história e como eles são abordados no ensino para crianças. Na sequência, foi realizada uma discussão sobre o objeto livro ilustrado e a ilustração como narrativa visual, bem como foi vista a importância da leitura ativa dentro da consolidação do entendimento dentro da leitura. A partir das informações obtidas, foi construído um livro ilustrado, de público-alvo infantil, o qual tematiza movimentos do período modernista, e que utiliza o design como um meio de tornar a experiência do leitor mais ativa, criando interações visuais e físicas, contribuindo, assim, com a compreensão do assunto abordado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_mfajunior.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.