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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58608
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação da política nacional de desenvolvimento de pessoal na Universidade Federal do Ceará com foco nos servidores técnico-administrativos em educação |
Autor : | Queiroz, Glicielle Bezerra de |
Tutor: | Bezerra, Roselane Gomes |
Palabras clave : | Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal;Política pública - Avaliação;Universidade Federal do Ceará - Servidores públicos;Capacitação de empregados;Qualificações profissionais |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | QUEIROZ, Glicielle Bezerra de. Avaliação da política nacional de desenvolvimento de pessoal na Universidade Federal do Ceará com foco nos servidores técnico-administrativos em educação. Orientadora: Roselane Gomes Bezerra. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a execução da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Universidade Federal do Ceará, com foco nos servidores técnico-administrativos em educação. A relevância desta temática surge diante das mudanças promovidas pela Administração Pública brasileira que, ao aderir ao modelo gerencial, passou a considerar o aperfeiçoamento de servidores para a melhoria da prestação de serviços à sociedade. A escolha da Universidade Federal do Ceará (UFC) como local de realização desta pesquisa justifica-se pela posição de destaque alcançada entre instituições afins. A pretensão investigativa compreende: a) analisar a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) e o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE); b) investigar a dinâmica de execução da PNDP na UFC; e c) compreender as percepções dos servidores técnico-administrativos em educação a partir de sua experiência com a PNDP na instituição. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa com aportes quantitativos, de caráter exploratório e descritivo, cuja perspectiva metodológica de avaliação alinha-se ao Modelo Experiencial. Também foi utilizada a triangulação de métodos com o intuito de compreender o fenômeno estudado a partir de múltiplas dimensões. Os resultados obtidos apontam para uma falta de compatibilidade entre a rigidez das estruturas presentes no PCCTAE e as proposições da PNDP. A avaliação da dinâmica de execução da PNDP na UFC revelou que a instituição tem ampliado a oferta de ações de desenvolvimento, o que tem favorecido o aumento do número de servidores participantes, no entanto, ainda precisa de ajustes no sentido de identificar as necessidades de capacitação e qualificação dos profissionais, melhorar o acesso aos cursos, conscientizar as chefias sobre a importância das ações de desenvolvimento, aproveitar as competências adquiridas e avaliar o retorno que a realização de cursos traz para a prática profissional do servidor. A avaliação dos resultados das pesquisas qualitativa e quantitativa permitiu inferir que os servidores TAE reconhecem que a participação em ações de desenvolvimento melhora seu desempenho no trabalho e que a existência de retribuições financeiras previstas no PCCTAE constitui um elemento capaz de motivá-los a participar dessas ações. No entanto, identificam como barreiras: falta de apoio da chefia; dificuldade de acesso aos cursos; e falta de aproveitamento de competências em suas atividades de trabalho. Mesmo assim, os servidores TAE afirmam estar dispostos a assumir novas tarefas, independentemente de seu cargo e de retribuições financeiras. Os resultados deste estudo poderão contribuir como fonte de informações para análise e aprimoramento das ações relativas à execução da PNDP no âmbito da própria UFC ou para fins de comparação e reprodução das melhores práticas em outras instituições semelhantes. |
Abstract: | This research aims to evaluate the execution of the National Personnel Development Policy at the Federal University of Ceará, with a focus on technical-administrative servers in education. The relevance of this theme arises in view of the changes promoted by the Brazilian Public Administration, which, when adhering to the management model, started to consider the improvement of servers to improve the provision of services to society. The choice of the Federal University of Ceará (UFC) as the location for this research is justified by the prominent position reached among similar institutions. The investigative intention comprises: a) analyzing the National Personnel Development Policy (PNDP) and the Career Plan for Technical-Administrative Positions in Education (PCCTAE); b) investigate the dynamics of PNDP execution at UFC; and c) understand the perceptions of technical-administrative servers in education from their experience with the PNDP at the institution. As for the methodology used, a qualitative approach was adopted with quantitative contributions, of an exploratory and descriptive character, whose methodological perspective of assessment is in line with the Experiential Model. The triangulation of methods was also used in order to understand the phenomenon studied from multiple dimensions. The results obtained point to a lack of compatibility between the rigidity of the structures present in the PCCTAE and the proposals of the PNDP. The assessment of the PNDP's execution dynamics at UFC revealed that the institution has expanded the offer of development actions, which has favored the increase in the number of participating civil servers, however, it still needs adjustments in order to identify the training needs. and the qualification of professionals, improving access to courses, making managers aware of the importance of development actions, taking advantage of the acquired competences and evaluating the return that the completion of courses brings to the professional practice of civil servers. The evaluation of the results of the qualitative and quantitative research allowed to infer that the TAE servers recognize that the participation in development actions improves their performance at work and that the existence of financial remunerations foreseen in the PCCTAE constitutes an element capable of motivating them to participate in these actions. However, they identify as barriers: lack of support from the leadership; difficulty accessing courses; and lack of use of competences in their work activities. Even so, TAE employees claim to be willing to take on new tasks, regardless of their position and financial remuneration. The results of this study may contribute as a source of information for the analysis and improvement of the actions related to the execution of the PNDP within the scope of the UFC itself or for the purposes of comparison and reproduction of best practices in other similar institutions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58608 |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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