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Tipo: Tese
Título: Clarão que seduz? As aprendizagens e os saberes docentes nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará
Autor(es): Vasconcelos, Maria Aurilene de Deus Moreira
Orientador: Porto, Bernadete de Souza
Palavras-chave: Ensino profissional - Fortaleza (CE);Prática de ensino - Fortaleza (CE);Professores - Formação - Fortaleza (CE);Aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: VASCONCELOS, Maria Aurilene de Deus Moreira. Clarão que seduz? As aprendizagens e os saberes docentes nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará. Orientadora: Bernadete de Souza Porto. 2021. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Esta pesquisa trouxe como objetivo principal compreender como os professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará desenvolvem e integram seus saberes no exercício da docência. Para tanto, pretendeu reconstruir o processo de constituição da prática docente de um grupo de professores no contexto material e histórico em que se realiza, para melhor compreender as aprendizagens e os saberes docentes explícitos e implícitos nessa prática, produzidos e/ou apropriados por eles ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. Para esse desafio, não se poderia optar por uma metodologia impessoal; assim, encontrou-se na pesquisa de abordagem qualitativa, metodologia de caráter mais sensível, o aporte teórico epistemológico necessário para embasar a investigação. Por meio dela, pude me localizar melhor no mundo dos meus sujeitos, utilizando ações e interpretações mais subjetivas e sensíveis para compreender os saberes por eles desenvolvidos. Diante da riqueza de alternativas e possibilidades que a abordagem qualitativa apresentou, definiu-se ainda a utilização da técnica do grupo focal para alcançar os objetivos aqui delimitados, bem como a utilização de entrevistas para complementação da investigação. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos entrevistados desenvolvem distintos saberes e aprendizagens ao longo de suas carreiras. Foi possível identificar seus saberes disciplinares, curriculares, pedagógicos, experienciais, das ciências da educação, todos oriundos de diversas fontes, da sua formação inicial ou continuada, dos seus “encontros”, das práticas sociais. O estudo revelou ainda que os professores mantêm uma relação mais próxima com os saberes da experiência do que com os saberes científicos. Reconhecem a relevância destes, porém, diante de situações desafiadoras diárias da docência, recorrem aos saberes experienciais, aqueles desenvolvidos no cotidiano escolar, às vezes aprendidos com os próprios alunos ou com seus pares. A investigação também possibilitou a reflexão sobre como a ação pedagógica é influenciada pelas experiências pessoais e pelo percurso profissional docente.
Abstract: This research’s main objective is to understand how teachers from Vocational Education State Schools develop and integrate their knowledge in their teaching practice. For that end, it intended to reconstruct the process of constituting the teaching practice of a group of teachers in the material and historical context in which it takes place, to understand and analyze the explicit and implicit knowledge of practice, produced and/or appropriated by them throughout their personal and professional lives. For this challenge, an impersonal methodology cannot be chosen, so I found in the research of qualitative approach, methodology of more sensitive character, the necessary epistemological theoretical support to ground the investigation. Through it, I was able to better integrate myself in the world of my research subjects, using more subjective and comprehensive actions and interpretations to understand the knowledge developed by them, with their material and subjective questions. Given the wealth of alternatives and possibilities that a qualitative approach presents, the use of the focus group technique was also defined to achieve the objectives outlined here. The research results demonstrated that the interviewees develop different knowledge and learning throughout their careers. It was possible to identify their disciplinary, curricular, pedagogical, and experiential knowledge, from the educational sciences, all from different sources, from their initial or continuing education, from their “meetings”, from social practices. The study also revealed that teachers maintain a closer relationship with the knowledge of experience than with scientific knowledge. They acknowledge the relevance of the latter, however, when faced with challenging everyday situations, they seek the experiential knowledge, developed in the school routine, sometimes learned with the students themselves or with their peers. The investigation also made it possible to reflect on how the pedagogical action is influenced by personal experiences and the teaching professional career.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58518
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