Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58498
Tipo: | Resumo |
Título: | Descrição de episódios no formato livecast: iniciação acadêmica no projeto Plurissaberes |
Autor(es): | Silva, Maria Laryssa Alves da Leite, Nathanael Vitor de Freitas Santos, Francisco Edvander Pires |
Palavras-chave: | Podcast;Podosfera;Biblioteca Universitária;Plurissaberes;Decupagem;Livecast;Transmissão ao vivo (live) |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Encontros Universitários da UFC |
Citação: | SILVA, Maria Laryssa Alves da; LEITE, Nathanael Vitor de Freitas; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Descrição de episódios no formato livecast: iniciação acadêmica no projeto Plurissaberes. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 4545, 2020. |
Resumo: | Com base na missão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), a equipe de bibliotecários da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) idealizou o Programa Plurissaberes, que tem como proposta a comunicação científica por meio da produção de episódios em podcast e de transmissões ao vivo (lives) no YouTube. Em agosto de 2019, foi criado o BCHcast, que teve seu nome alterado para Plurissaberes Podcast em abril de 2020, mesmo período em que o canal da BCH no YouTube também passou a se chamar Plurissaberes. Dentre outras atividades, a participação dos bolsistas de iniciação acadêmica deu-se no auxílio à mediação das lives e na função de social media. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o levantamento dos episódios em formato livecast produzidos no Plurissaberes Podcast, ou seja, o áudio captado originalmente como transmissão ao vivo no YouTube e que foi convertido em episódio de podcast. As lives do YouTube são divididas por séries temáticas, dentre as quais se destacam: Lives BCH; Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação; Pró-Inclusão em Debate; TAEs na Pesquisa; Lançamentos de livros e projetos; CRIEM (Criatividade, Redes, Inovação, Empreendedorismo e Marketing); além de eventos organizados por grupos de estudos e pesquisas parceiros da BCH. Para a análise das lives convertidas em episódios de podcast, foi utilizada a técnica de decupagem, que consiste na descrição detalhada do conteúdo sonoro, traduzindo o áudio em texto descritivo, sendo convertidos em áudio e decupados 16 episódios no total. Dessa atividade, conclui-se que a técnica da decupagem é importante no sentido de propiciar a recuperação de uma informação específica, por palavras-chave, pois a descrição do conteúdo favorece uma melhor precisão no momento da busca, aplicando, assim, a teoria estudada no curso de Biblioteconomia à prática das atividades desenvolvidas no projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast. |
Descrição: | Trabalho apresentado no V Encontro de Iniciação Acadêmica e na programação especial em comemoração ao Dia do Bibliotecário no canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube. |
URI: | https://youtu.be/OOiey5wXhD4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58498 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_mlasilva_nvfleite_fepsantos.pdf | 50,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.