Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58498
Type: Resumo
Title: Descrição de episódios no formato livecast: iniciação acadêmica no projeto Plurissaberes
Authors: Silva, Maria Laryssa Alves da
Leite, Nathanael Vitor de Freitas
Santos, Francisco Edvander Pires
Keywords: Podcast;Podosfera;Biblioteca Universitária;Plurissaberes;Decupagem;Livecast;Transmissão ao vivo (live)
Issue Date: 2020
Publisher: Encontros Universitários da UFC
Citation: SILVA, Maria Laryssa Alves da; LEITE, Nathanael Vitor de Freitas; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Descrição de episódios no formato livecast: iniciação acadêmica no projeto Plurissaberes. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 4545, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com base na missão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), a equipe de bibliotecários da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) idealizou o Programa Plurissaberes, que tem como proposta a comunicação científica por meio da produção de episódios em podcast e de transmissões ao vivo (lives) no YouTube. Em agosto de 2019, foi criado o BCHcast, que teve seu nome alterado para Plurissaberes Podcast em abril de 2020, mesmo período em que o canal da BCH no YouTube também passou a se chamar Plurissaberes. Dentre outras atividades, a participação dos bolsistas de iniciação acadêmica deu-se no auxílio à mediação das lives e na função de social media. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o levantamento dos episódios em formato livecast produzidos no Plurissaberes Podcast, ou seja, o áudio captado originalmente como transmissão ao vivo no YouTube e que foi convertido em episódio de podcast. As lives do YouTube são divididas por séries temáticas, dentre as quais se destacam: Lives BCH; Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação; Pró-Inclusão em Debate; TAEs na Pesquisa; Lançamentos de livros e projetos; CRIEM (Criatividade, Redes, Inovação, Empreendedorismo e Marketing); além de eventos organizados por grupos de estudos e pesquisas parceiros da BCH. Para a análise das lives convertidas em episódios de podcast, foi utilizada a técnica de decupagem, que consiste na descrição detalhada do conteúdo sonoro, traduzindo o áudio em texto descritivo, sendo convertidos em áudio e decupados 16 episódios no total. Dessa atividade, conclui-se que a técnica da decupagem é importante no sentido de propiciar a recuperação de uma informação específica, por palavras-chave, pois a descrição do conteúdo favorece uma melhor precisão no momento da busca, aplicando, assim, a teoria estudada no curso de Biblioteconomia à prática das atividades desenvolvidas no projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast.
Description: Trabalho apresentado no V Encontro de Iniciação Acadêmica e na programação especial em comemoração ao Dia do Bibliotecário no canal Plurissaberes BCH UFC no YouTube.
URI: https://youtu.be/OOiey5wXhD4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58498
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_mlasilva_nvfleite_fepsantos.pdf50,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.