Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58488
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
Otros títulos : Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños
Título en inglés: Co-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting
Autor : Welter, Larissa Marx
Souza, Ângela Rozane Leal de
Trajano, Brenda Borba
Behr, Ariel
Palabras clave : Análise de redes sociais;Redes de co-autoria;Programas de pós-graduação em Contabilidade;Produção científica de docentes;Fomento de parcerias
Fecha de publicación : ene-2021
Citación : WELTER, L. M. et al. Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 19, n. 10, p. 146-159, jan/dez, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo objetivou analisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013- 2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico, 291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programas de pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Os principais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.
Abstract: This study aims to analyze the configuration of the social network of co-authorship of Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Accounting, in the 2013-2016 quadrennium, based on the production of papers published in journals of their permanent teachers. A documentary study was performed using sociometric tools to analyze 21 programs and 291 curricula, with master's and doctorate. The main results of the research show a low density of social networks of document co-authorships. However, there is an increase in this density, when compared with previous similar studies, indicating a historical increase in co-authorship. It was found that individual characteristics of teachers influence their potential to contribute to fostering partnerships, between authors and between postgraduate programs.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58488
Aparece en las colecciones: FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_lmwelter.pdf965,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.