Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos
Autor(es): Oliveira, Letícia Sousa de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Engenharia civil;Aprendizagem;Jogos de simulação;Técnicas de ensino - Aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Leticia Sousa de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SOARES, Jorge Barbosa. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-15, 2019.
Resumo: Os jogos em sala de aula servem como atividade para melhorar e incentivar a aprendizagem do aluno, tornando-o mais ativo em sala e permitindo uma melhor fixação do conhecimento transmitido. Este artigo propõe a utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem da disciplina de Materiais Betuminosos, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará para proporcionar aos alunos maior absorção do conhecimento. Foi proposto um jogo de tabuleiro em que os temas abordados foram asfaltos, asfaltos modificados, emulsões asfálticas, agregados e misturas asfálticas. Para avaliar o estilo de aprendizagem dos alunos e professor foi aplicado o Índice de Estilos de Aprendizagem e para analisar a eficiência do jogo foi desenvolvido um questionário baseado nas competências e habilidades exigidas pelo Conselho Nacional de Educação. Verificou-se o potencial do jogo em proporcionar motivação, aprendizagem, armazenamento do conhecimento e o desenvolvimento de algumas habilidades requeridas na área de Engenharia Civil.
Abstract: Classroom games serve as an ac vity to enhance and encourage student learning, mak-ing them more ac ve in class and allowing beBer learning and knowledge transmission. This ar cle proposes the use of games as a learning tool for the course of Bituminous Materials of the Civil Engineering undergraduate degree at Federal University of Ceará, with the objec ve of providing students with an enhanced learning experience. It was proposed a board game in which the topics addressed were asphalts, neat and modified, asphalt emulsions, aggregates, and asphalt mixtures. To evaluate the learning style of students and faculty, it was applied the Index of Learning Styles, and a ques onnaire was developed based on the skills and abili es required by the Na onal Council of Edu-ca on to evaluate the effec veness of the game. It was verified the poten al of the game in providing mo va on, learning, storage of knowledge and the development of some skills required in the area of Civil Engineering.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380
ISSN: 2237-1346
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lsoliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.