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dc.contributor.authorOliveira, Letícia Sousa de-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-14T16:09:19Z-
dc.date.available2021-05-14T16:09:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leticia Sousa de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; SOARES, Jorge Barbosa. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 4, p. 1-15, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v27i4.1664-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58380-
dc.description.abstractClassroom games serve as an ac vity to enhance and encourage student learning, mak-ing them more ac ve in class and allowing beBer learning and knowledge transmission. This ar cle proposes the use of games as a learning tool for the course of Bituminous Materials of the Civil Engineering undergraduate degree at Federal University of Ceará, with the objec ve of providing students with an enhanced learning experience. It was proposed a board game in which the topics addressed were asphalts, neat and modified, asphalt emulsions, aggregates, and asphalt mixtures. To evaluate the learning style of students and faculty, it was applied the Index of Learning Styles, and a ques onnaire was developed based on the skills and abili es required by the Na onal Council of Edu-ca on to evaluate the effec veness of the game. It was verified the poten al of the game in providing mo va on, learning, storage of knowledge and the development of some skills required in the area of Civil Engineering.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos de simulaçãopt_BR
dc.subjectTécnicas de ensino - Aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs jogos em sala de aula servem como atividade para melhorar e incentivar a aprendizagem do aluno, tornando-o mais ativo em sala e permitindo uma melhor fixação do conhecimento transmitido. Este artigo propõe a utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem da disciplina de Materiais Betuminosos, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará para proporcionar aos alunos maior absorção do conhecimento. Foi proposto um jogo de tabuleiro em que os temas abordados foram asfaltos, asfaltos modificados, emulsões asfálticas, agregados e misturas asfálticas. Para avaliar o estilo de aprendizagem dos alunos e professor foi aplicado o Índice de Estilos de Aprendizagem e para analisar a eficiência do jogo foi desenvolvido um questionário baseado nas competências e habilidades exigidas pelo Conselho Nacional de Educação. Verificou-se o potencial do jogo em proporcionar motivação, aprendizagem, armazenamento do conhecimento e o desenvolvimento de algumas habilidades requeridas na área de Engenharia Civil.pt_BR
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