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Type: Tese
Title: As relações entre mobilidade urbana, uso do solo e deslocamentos de usuários de redes sociais como apoio ao planejamento de transportes
Authors: Oliveira, Sameque Farias Cunha de
Advisor: Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Keywords: Redes sociais;Padrão de deslocamento;Variabilidade de viagens;Similaridade entre matrizes
Issue Date: 2020
Citation: OLIVEIRA, Sameque Farias Cunha de. As relações entre mobilidade urbana, uso do solo e deslocamentos de usuários de redes sociais como apoio ao planejamento de transportes. 2020. 121f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Ceara, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: As Redes Sociais Baseadas em Localização (RSBL) permitem que os usuários confirmem as suas localizações através dos check-ins. Estudos recentes apontam que esses dados podem ser coletados e empregados em diversos estudos, como a obtenção de uma matriz OD. Métodos tradicionais de obtenção da matriz OD tem pouca atualização, ocorrendo a cada 10 anos. Na cidade de Fortaleza, por exemplo, ainda se usam dados coletados em 1996, através da pesquisa OD domiciliar. Assim, esta investigação teve como objetivo analisar a aplicabilidade dos dados provenientes de redes socias como o Twitter e o Instagram para a obtenção de uma matriz OD. Com essa finalidade, sistematizou-se um método de coleta e tratamento de dados de check-ins, obtenção da matriz OD e definição dos motivos de viagens, além da identificação do perfil socioeconômico dos usuários. Conseguinte, efetuou-se uma análise de variabilidade das viagens entre os dias da semana e finais de semana. E por fim, realizou-se através de uma análise comparativa a relação entre a matriz OD das redes sociais e uma matriz OD externa. Os resultados indicaram que a maioria das viagens obtidas são por motivo Trabalho. Além disso, houve forte relação das origens (domicílios) de viagens com domicílios pertencentes a média e a alta renda, e uma baixa relação com indivíduos de baixa renda. As viagens obtidas a partir das redes sociais possuem uma espécie de transição entre os dias úteis e os finais de semana, mais precisamente às quintas-feiras, e como padrão para comprovar a confiabilidade dos dados, pode-se verificar que a frequência de deslocamentos por motivo Trabalho durante a semana é maior, e o contrário ocorre nos finais de semana. E com base em testes estatísticos, verificou-se a existência de similaridade entre as matrizes, com exceção dos destinos de viagens pelo motivo Outro, ou seja, a matriz OD das redes sociais referente a este motivo se comportou de modo diferente, quando comparada com a matriz OD do TRANUS pelo motivo Outro. De modo geral, essas matrizes das redes sociais podem ser aplicadas na área do planejamento de transportes, mais precisamente de complemento apesquisa OD domiciliar. Além disso, ela pode servir de entrada para o modelo de distribuição, para que o fluxo de viagens dentro do meio urbano possa ser melhor compreendido. Embora essa matriz OD possa ser empregada em diversas áreas doplanejamento de transportes, seus vieses e limitações devem ser enfatizados.
Abstract: Location-Based Social Networks (LBSN) allow users to confirm their locations through check-ins. Recent studies indicate that these data can be collected and employed in several studies, for instance, obtaining an OD matrix. Data obtained by traditional methods of obtaining the OD matrix are poorly updated, occurring every 10 years. In the city of Fortaleza, for example, data collected in 1996 through a household OD survey are still used. Thus, this research aimed to analyze the applicability of data from social networks, for instance, Twitter and Instagram, to obtain an OD matrix. In order to achieve this purpose, a method for collecting and processing data from check-ins, obtaining the OD matrix and defining the purposes of travel, in addition to identifying the socioeconomic profile of users was systematized. Subsequently, an analysis of travel variability between weekdays and weekends was carried out. Finally, the relationship between the OD matrix based on social networks data and an external OD matrix was stablished through a comparative analysis. The results indicated that most of the trips obtained are for work purposes. In addition, it was observed a strong relationship between the origins (households) of travel and households belonging to individuals of medium and high income, and a weak relationship with low-income individuals. The trips obtained from social networks data presented a sort of transition between working days and weekends, more precisely on Thursdays. In order to prove the reliability of the data, it can be verified that the frequency of travel for the purpose of work during the week is higher than that of the other purposes, and the opposite occurs on weekends. Based on statistical tests a similarity between the matrices was identified, except for travel destinations for the purpose Other, i.e., the OD matrix from social networks data referring to the purpose Other behaved differently when compared to the TRANUS OD matrix for this purpose. In general, these matrices of social networks data can be applied in the area of transport planning, more precisely as a complement to the household OD survey. Furthermore, it can be useful as an input to the distribution model, which can provide a better comprehension of the flow of travel within the urban environment. Although this OD matrix can be used in several areas of transport planning, its bias and limitations must be emphasized.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58354
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