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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58315
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A method for esmang pedestrian crical gap using microsimulaon |
Autor : | Bandeira, Talyson Pereira Martín, Lisel Expósito Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Palabras clave : | Atraso de pedestres;Travessias semaforizada;Aceitação de brechas de pedestres;VISSIM |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | BANDEIRA, Talyson Pereira; MARTÍN, Lisel Expósito; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. A method for esmang pedestrian crical gap using microsimulaon. Transportes, São Paulo-SP, v. 29, n. 1, p. 1-16, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Estimar a brecha crítica é crucial para modelar o nível de serviço de pedestres em cruzamentos. Modelar brechas críticas em travessias semaforizadas é ainda mais desafiador, pois a proporção de pedestres procurando brechas durante o vermelho geralmente é desconhecida. Além disso, a disposição ou não de atravessar a rua durante o sinal vermelho varia de acordo com as características do pedestre e do local, tornando a modelagem da aceitação de brechas ainda mais desafiadora. O objetivo principal deste estudo é propor um método para estimar a brecha crítica de pedestres em travessias semaforizadas usando o VISSIM. O método considera que todos os pedestres buscam brechas no vermelho e o parâmetro de brecha crítica é calibrado para cada tipo de pedestre, tendo o atraso como alvo da calibração. Os resultados mostraram valores de EPAM de 2% e 9% para os dois cruzamentos estudados. Este método foi comparado a três métodos existentes de estimativa de brechas críticas. Os resultados mostraram que o método proposto gerou as melhores estimativas de atraso, seguido do método do HCM. |
Abstract: | Estimating critical gap is crucial for modelling pedestrian level of service at crossings. Cri/cal gap modelling becomes more challenging in signalized crossings because the propor/on of pedestrians seeking gaps during red is usually unknown. Besides, the will-ingness – or lack of it – to cross during red signal indica/on varies by pedestrian and local characteris/cs, which makes gap acceptance modelling even more challenging. The main objec/ve of this study is to propose a method for es/ma/ng pedestrian cri/cal gap at signalized crossings using Vissim. The method considers that all pedestrians seek for gaps on red, and the cri/cal gap parameter is calibrated for each pedestrian type having delay as calibra/on target. The results showed MAPE values of 2% and 9% for the two studied crossings. This method was compared to three exis/ng methods of cri/cal gap es/ma/on. The results showed that the proposed method yielded the best es/ma/ons of delay, followed by the HCM’ |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58315 |
ISSN : | 2318-0730 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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