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dc.contributor.authorBandeira, Talyson Pereira-
dc.contributor.authorMartín, Lisel Expósito-
dc.contributor.authorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.date.accessioned2021-05-11T19:40:19Z-
dc.date.available2021-05-11T19:40:19Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Talyson Pereira; MARTÍN, Lisel Expósito; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. A method for esmang pedestrian crical gap using microsimulaon. Transportes, São Paulo-SP, v. 29, n. 1, p. 1-16, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0730-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v29i1.2240-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58315-
dc.description.abstractEstimating critical gap is crucial for modelling pedestrian level of service at crossings. Cri/cal gap modelling becomes more challenging in signalized crossings because the propor/on of pedestrians seeking gaps during red is usually unknown. Besides, the will-ingness – or lack of it – to cross during red signal indica/on varies by pedestrian and local characteris/cs, which makes gap acceptance modelling even more challenging. The main objec/ve of this study is to propose a method for es/ma/ng pedestrian cri/cal gap at signalized crossings using Vissim. The method considers that all pedestrians seek for gaps on red, and the cri/cal gap parameter is calibrated for each pedestrian type having delay as calibra/on target. The results showed MAPE values of 2% and 9% for the two studied crossings. This method was compared to three exis/ng methods of cri/cal gap es/ma/on. The results showed that the proposed method yielded the best es/ma/ons of delay, followed by the HCM’pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectAtraso de pedestrespt_BR
dc.subjectTravessias semaforizadapt_BR
dc.subjectAceitação de brechas de pedestrespt_BR
dc.subjectVISSIMpt_BR
dc.titleA method for esmang pedestrian crical gap using microsimulaonpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstimar a brecha crítica é crucial para modelar o nível de serviço de pedestres em cruzamentos. Modelar brechas críticas em travessias semaforizadas é ainda mais desafiador, pois a proporção de pedestres procurando brechas durante o vermelho geralmente é desconhecida. Além disso, a disposição ou não de atravessar a rua durante o sinal vermelho varia de acordo com as características do pedestre e do local, tornando a modelagem da aceitação de brechas ainda mais desafiadora. O objetivo principal deste estudo é propor um método para estimar a brecha crítica de pedestres em travessias semaforizadas usando o VISSIM. O método considera que todos os pedestres buscam brechas no vermelho e o parâmetro de brecha crítica é calibrado para cada tipo de pedestre, tendo o atraso como alvo da calibração. Os resultados mostraram valores de EPAM de 2% e 9% para os dois cruzamentos estudados. Este método foi comparado a três métodos existentes de estimativa de brechas críticas. Os resultados mostraram que o método proposto gerou as melhores estimativas de atraso, seguido do método do HCM.pt_BR
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