Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264
Type: | Resumo |
Title: | Uso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil |
Authors: | Siqueira, Stelamaris Alves de Silva, José David Monte da Cândido, Luis Felipe |
Keywords: | BIM;Ensino;Trabalho remoto |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
Citation: | SIQUEIRA, Stelamaris Alves de; SILVA, José Davis Monte da; CANDIDO, Luis Felipe. Uso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 30, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Modelagem da Informação na Construção, ou BIM (do Inglês Building Information Modelling) tem provocado uma grande mudança na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O BIM promove a digitalização das informações da construção para diversos usos, desde a construção à manutenção e sua aplicação requer novas competências dos profissionais do setor. Tais competências devem provocar mudanças nos currículos dos cursos de arquitetura e engenharia civil, o que tem se dado de forma lenta e gradual. Especialmente no ano de 2020, marcado por uma pandemia global, a comunidade acadêmica foi obrigada a se adaptar ao ensino remoto, requerendo maior colaboração dos alunos em atividades avaliativas grupais. Nesse contexto, o BIM possui ferramentas de trabalho colaborativo que podem favorecer o trabalho remoto. Assim, a presente pesquisa buscou compreender as dificuldades dos alunos no processo de desenvolvimento de um projeto residencial trabalhando remotamente para analisar a propensão ao trabalho com BIM. A pesquisa se deu por meio da aplicação via formulário online após a conclusão a conclusão do Trabalho I da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios I, que consistiu no desenvolvimento de projeto de arquitetura para aprovação na prefeitura, de acordo com terrenos e programa de necessidades distribuídos na cidade de Crateús. Como resultados, verificou-se que a comunicação foi um fator decisivo para o bom desenvolvimento do projeto. 70% dos alunos consideraram a comunicação e troca de informações desenvolvida pela equipe boa ou excelente. Mesmo com a divisão de tarefas, mais de 50% dos respondentes realizaram atividades em conjunto, destacando o processo colaborativo. Outro fator observado foi o uso de softwares alinhados se enquadrem na modelagem de informação. Os respondentes avaliaram diversas pontos relacionados ao BIM, como a visualização, compreensão e aplicação de conceitos construtivos aprendidos em aula, melhora na qualidade dos projetos, visualização e redução de tempo dos projetos e facilidade de colaboração entre os diversos membros das equipes. A maioria das expectativas foram atingidas, cujas exceções foram atribuídas pelos alunos principalmente à pequena experiência com software, arquivos muito pesados ou a má conexão com a internet. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_sasiqueira.pdf | 135,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.