Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Stelamaris Alves de-
dc.contributor.authorSilva, José David Monte da-
dc.contributor.authorCândido, Luis Felipe-
dc.date.accessioned2021-05-07T17:52:30Z-
dc.date.available2021-05-07T17:52:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Stelamaris Alves de; SILVA, José Davis Monte da; CANDIDO, Luis Felipe. Uso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 30, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.titleUso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Modelagem da Informação na Construção, ou BIM (do Inglês Building Information Modelling) tem provocado uma grande mudança na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O BIM promove a digitalização das informações da construção para diversos usos, desde a construção à manutenção e sua aplicação requer novas competências dos profissionais do setor. Tais competências devem provocar mudanças nos currículos dos cursos de arquitetura e engenharia civil, o que tem se dado de forma lenta e gradual. Especialmente no ano de 2020, marcado por uma pandemia global, a comunidade acadêmica foi obrigada a se adaptar ao ensino remoto, requerendo maior colaboração dos alunos em atividades avaliativas grupais. Nesse contexto, o BIM possui ferramentas de trabalho colaborativo que podem favorecer o trabalho remoto. Assim, a presente pesquisa buscou compreender as dificuldades dos alunos no processo de desenvolvimento de um projeto residencial trabalhando remotamente para analisar a propensão ao trabalho com BIM. A pesquisa se deu por meio da aplicação via formulário online após a conclusão a conclusão do Trabalho I da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios I, que consistiu no desenvolvimento de projeto de arquitetura para aprovação na prefeitura, de acordo com terrenos e programa de necessidades distribuídos na cidade de Crateús. Como resultados, verificou-se que a comunicação foi um fator decisivo para o bom desenvolvimento do projeto. 70% dos alunos consideraram a comunicação e troca de informações desenvolvida pela equipe boa ou excelente. Mesmo com a divisão de tarefas, mais de 50% dos respondentes realizaram atividades em conjunto, destacando o processo colaborativo. Outro fator observado foi o uso de softwares alinhados se enquadrem na modelagem de informação. Os respondentes avaliaram diversas pontos relacionados ao BIM, como a visualização, compreensão e aplicação de conceitos construtivos aprendidos em aula, melhora na qualidade dos projetos, visualização e redução de tempo dos projetos e facilidade de colaboração entre os diversos membros das equipes. A maioria das expectativas foram atingidas, cujas exceções foram atribuídas pelos alunos principalmente à pequena experiência com software, arquivos muito pesados ou a má conexão com a internet.pt_BR
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_sasiqueira.pdf135,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.