Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siqueira, Stelamaris Alves de | - |
dc.contributor.author | Silva, José David Monte da | - |
dc.contributor.author | Cândido, Luis Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T17:52:30Z | - |
dc.date.available | 2021-05-07T17:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Stelamaris Alves de; SILVA, José Davis Monte da; CANDIDO, Luis Felipe. Uso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 30, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58264 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BIM | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Trabalho remoto | pt_BR |
dc.title | Uso de ferramentas BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Modelagem da Informação na Construção, ou BIM (do Inglês Building Information Modelling) tem provocado uma grande mudança na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O BIM promove a digitalização das informações da construção para diversos usos, desde a construção à manutenção e sua aplicação requer novas competências dos profissionais do setor. Tais competências devem provocar mudanças nos currículos dos cursos de arquitetura e engenharia civil, o que tem se dado de forma lenta e gradual. Especialmente no ano de 2020, marcado por uma pandemia global, a comunidade acadêmica foi obrigada a se adaptar ao ensino remoto, requerendo maior colaboração dos alunos em atividades avaliativas grupais. Nesse contexto, o BIM possui ferramentas de trabalho colaborativo que podem favorecer o trabalho remoto. Assim, a presente pesquisa buscou compreender as dificuldades dos alunos no processo de desenvolvimento de um projeto residencial trabalhando remotamente para analisar a propensão ao trabalho com BIM. A pesquisa se deu por meio da aplicação via formulário online após a conclusão a conclusão do Trabalho I da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios I, que consistiu no desenvolvimento de projeto de arquitetura para aprovação na prefeitura, de acordo com terrenos e programa de necessidades distribuídos na cidade de Crateús. Como resultados, verificou-se que a comunicação foi um fator decisivo para o bom desenvolvimento do projeto. 70% dos alunos consideraram a comunicação e troca de informações desenvolvida pela equipe boa ou excelente. Mesmo com a divisão de tarefas, mais de 50% dos respondentes realizaram atividades em conjunto, destacando o processo colaborativo. Outro fator observado foi o uso de softwares alinhados se enquadrem na modelagem de informação. Os respondentes avaliaram diversas pontos relacionados ao BIM, como a visualização, compreensão e aplicação de conceitos construtivos aprendidos em aula, melhora na qualidade dos projetos, visualização e redução de tempo dos projetos e facilidade de colaboração entre os diversos membros das equipes. A maioria das expectativas foram atingidas, cujas exceções foram atribuídas pelos alunos principalmente à pequena experiência com software, arquivos muito pesados ou a má conexão com a internet. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EUCRATEÚS - CEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_sasiqueira.pdf | 135,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.