Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58209
Tipo: | Resumo |
Título : | Monitoria como apoio ao ensino da programação orientada a objetos e das estruturas de dados avançadas |
Autor : | Vieira, Rafael Lima Alves, Emanuel Bezerra Andrade, Lisieux Marie Marinho dos Santos |
Palabras clave : | Programação Orientada a Objetos;Estruturas de Dados Avançadas;Monitoria |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
Citación : | VIEIRA, Rafael Lima; ALVES, Emanuel Bezerra; ANDRADE, Lisieux Marie Marinho dos Santos. Monitoria como apoio ao ensino da programação orientada a objetos e das estruturas de dados avançadas. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 108, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O primeiro contato com o estudo das linguagens de programação e as formas de manipulação e administração de dados e informações, por muitas vezes, para os estudantes de cursos superiores em Tecnologia da Informação (TI), ocorre após seu ingresso na graduação. Dessa forma, muitos estudantes enfrentam dificuldades de adaptação à metodologia de ensino da graduação, ao estudo eficaz e à complexidade de disciplinas dessa natureza. Neste processo, os docentes também são impulsionados ao aprimoramento contínuo das metodologias aplicadas em sala de aula, e que quando apoiadas por um agente monitor, tornam-se mais acessíveis, diversificadas e de aproximação aos alunos assistidos. Nos cursos de graduação em TI da Universidade Federal do Ceará em Crateús, algumas disciplinas como Programação Orientada a Objetos (POO) e Estruturas de Dados Avançadas (EDA), cuja a complexidade dos conteúdos e o número de reprovações são relativamente altos, contam com o apoio ativo de um monitor nas ações de ensino adotadas. Para 2020, devido à pandemia de COVID-19, a metodologia empregada na presente monitoria foi adaptada ao modelo remoto. Visado assistir os alunos, foram desenvolvidas as seguintes ações: apoio às atividades remotas ofertadas pelos docentes; acompanhamento do desempenho dos alunos; participação na elaboração de materiais de apoio. Como resultado das ações adotadas em 2020.1, promoveu-se: 6 encontros virtuais; atendimento assíncrono por e-mail e através do aplicativo de mensagem WhatsApp; construção de materiais de apoio escrito e elaboração de vídeos das atividades práticas, gravados e disponibilizados na plataforma do Youtube. No total, foram atendidos das 2 turmas de POO e 1 turma de EDA, 12 alunos. Verificou-se que as ações foram efetivas no cumprimento dos objetivos traçados, com o enfrentamento de algumas dificuldades, tais como: utilização de ferramentas para a produção de material por parte dos monitores, e a falta de engaja- mento, motivação e segurança dos alunos assistidos. Infelizmente para 2020.1 não houve aplicação de questionário da percepção destes discentes às ações realizadas. Para o período de 2020.2 é pretendido manter a adoção das atividades remotas, conforme orientação da Instituição, e espera-se superar os desafios pontuados no semestre anterior, apresentando melhores resultados ao final do presente Projeto de Iniciação à Docência aplicado no ano letivo de 2020. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58209 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EUCRATEÚS - MAE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_rlvieira.pdf | 134,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.