Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Rafael Lima-
dc.contributor.authorAlves, Emanuel Bezerra-
dc.contributor.authorAndrade, Lisieux Marie Marinho dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-05T17:01:00Z-
dc.date.available2021-05-05T17:01:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEIRA, Rafael Lima; ALVES, Emanuel Bezerra; ANDRADE, Lisieux Marie Marinho dos Santos. Monitoria como apoio ao ensino da programação orientada a objetos e das estruturas de dados avançadas. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 108, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58209-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação Orientada a Objetospt_BR
dc.subjectEstruturas de Dados Avançadaspt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.titleMonitoria como apoio ao ensino da programação orientada a objetos e das estruturas de dados avançadaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO primeiro contato com o estudo das linguagens de programação e as formas de manipulação e administração de dados e informações, por muitas vezes, para os estudantes de cursos superiores em Tecnologia da Informação (TI), ocorre após seu ingresso na graduação. Dessa forma, muitos estudantes enfrentam dificuldades de adaptação à metodologia de ensino da graduação, ao estudo eficaz e à complexidade de disciplinas dessa natureza. Neste processo, os docentes também são impulsionados ao aprimoramento contínuo das metodologias aplicadas em sala de aula, e que quando apoiadas por um agente monitor, tornam-se mais acessíveis, diversificadas e de aproximação aos alunos assistidos. Nos cursos de graduação em TI da Universidade Federal do Ceará em Crateús, algumas disciplinas como Programação Orientada a Objetos (POO) e Estruturas de Dados Avançadas (EDA), cuja a complexidade dos conteúdos e o número de reprovações são relativamente altos, contam com o apoio ativo de um monitor nas ações de ensino adotadas. Para 2020, devido à pandemia de COVID-19, a metodologia empregada na presente monitoria foi adaptada ao modelo remoto. Visado assistir os alunos, foram desenvolvidas as seguintes ações: apoio às atividades remotas ofertadas pelos docentes; acompanhamento do desempenho dos alunos; participação na elaboração de materiais de apoio. Como resultado das ações adotadas em 2020.1, promoveu-se: 6 encontros virtuais; atendimento assíncrono por e-mail e através do aplicativo de mensagem WhatsApp; construção de materiais de apoio escrito e elaboração de vídeos das atividades práticas, gravados e disponibilizados na plataforma do Youtube. No total, foram atendidos das 2 turmas de POO e 1 turma de EDA, 12 alunos. Verificou-se que as ações foram efetivas no cumprimento dos objetivos traçados, com o enfrentamento de algumas dificuldades, tais como: utilização de ferramentas para a produção de material por parte dos monitores, e a falta de engaja- mento, motivação e segurança dos alunos assistidos. Infelizmente para 2020.1 não houve aplicação de questionário da percepção destes discentes às ações realizadas. Para o período de 2020.2 é pretendido manter a adoção das atividades remotas, conforme orientação da Instituição, e espera-se superar os desafios pontuados no semestre anterior, apresentando melhores resultados ao final do presente Projeto de Iniciação à Docência aplicado no ano letivo de 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - MAE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_rlvieira.pdf134,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.