Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58147
Tipo: TCC
Título : Concepções sobre o movimento oscilatório do pêndulo físico no ensino médio
Autor : Farias, Francisco Edilberto Rodrigues de
Tutor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palabras clave : Ensino de Física;Metodologia de aprendizagem;Atividade experimental;Pêndulo físico
Fecha de publicación : 2021
Citación : FARIAS. F. E. R. Concepções sobre o movimento oscilatório do pêndulo físico no ensino médio. 2021. 47 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O conteúdo de Movimento Oscilatório ainda é pouco discutido em pesquisas na área de ensino, entretanto os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e visualização espacial dos compostos. O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino utilizando as ferramentas colaborativas como o KAHOOT que busca minimizar as dificuldades de aprendizagem e motivar os estudantes no aprendizado dos conceitos vistos. Foi aplicada uma proposta didática para o estudo do pêndulo físico, atrelada a uma atividade gamificada, o público alvo foi composto por 8 professores do ensino médio de escolas pública públicas e privadas do município de Fortaleza-CE. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado aos docentes para avaliação da proposta didática. Os resultados obtidos foram bem positivos em relação à motivação dos professores para o uso das ferramentas e a contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Após a análise dos dados obtidos, concluímos que o estudo mostrou uma potencialidade com o uso da ferramenta KAHOOT e que essa proposta poderá servir de mediadora na avaliação ou revisão de determinados assuntos no ensino de Física.
Abstract: The content of Oscillatory Movement is still little discussed in research in the teaching area, however students have difficulties in learning and spatial visualization of the compounds. The present work is a teaching proposal using collaborative tools such as KAHOOT that seeks to minimize learning difficulties and motivate students in learning the concepts seen. A didactic proposal was applied for the study of the physical pendulum, linked to a gamified activity, the target audience was composed of 8 high school teachers from public and private public schools in the city of Fortaleza -Ce. Data analysis was performed using a questionnaire applied to teachers to evaluate the didactic proposal. The results obtained were very positive in relation to the teachers' motivation to use the tools and their contribution to the teaching and learning process. After analyzing the data obtained, we concluded that the study showed a potential with the use of the KAHOOT tool and that this proposal could serve as a mediator in the evaluation or review of certain subjects in the teaching of Physics.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58147
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_ferfarias.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.