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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Geodiversidade e a prática de campos (roteiros escolares) no litoral como subsídios ao ensino de geografia (física)
Título(s) alternativo(s): La geodiversidad y la práctica de campos (escuelas) en la costa como subsidio para la educación en geografía (física)
Título em inglês: Geodiversity and the practice of fields (schools) in coastal as a subsidy for geography (physical) education
Autor(es): Rodrigues, Ana Alexandre Santos
Bezerra Filho, Francisco Asis Aquino
Morais, Jáder Onofre de
Pinheiro, Lidriana de Souza
Palavras-chave: Diversidade;Educação;Planice
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE
Citação: RODRIGUES, Ana Alexandre Santos Rodrigues; BEZERRA FILHO, Francisco Asis Aquino; MORAIS, Jáder Onofre de; PINHEIRO, Lidrana de Souza. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), Sobral, v. 21, p. 1006-1018, 2019.
Resumo: As práticas de campo proporcionam aos discentes uma proximidade com o cotidiano. A metodologia proposta no estudo sugere uma divulgação simplificada do conhecimento cientifico da Planície Litorânea de Almofala, propondo rotas de acesso didáticas para práticas de campo que auxiliem os professores das escolas de Itarema. Para a complementação teórica foram considerados como base os inventários da Geodiversidade cientifica do litoral oeste do estado do Ceará, realizados no âmbito do projetoPRONEX. Isso foi feito por pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior do Ceará, e a literatura clássica local. Enquanto resultados discutidos, considerou-se que estes roteiros de práticas de campo podem ser estabelecidos e decididos em conjunto, entre professores e alunos. Tendo como base o mapa interpretativo dos roteiros, com intuito de realizar o reconhecimento e entendimento da dinâmica costeira.
Abstract: Field practices provide students with a closeness to daily life. The methodology proposed in the study suggests a simplified dissemination of scientific knowledge of the Almofala Coastal Plain, proposing didactic access routes for field practices that help teachers of Itarema schools. For theoretical complementation, the inventories of the scientific geodiversity of the west coast of the state of Ceará, carried out under the PRONEX project were considered. It was done by researchers from various Higher Education Institutions in Ceará, and its local classical literature. As results discussed, it was considered that these field practice roadmaps can be jointly established and decided between teachers and students. Based on the interpretative map of the roadmaps, in order to recognize and understand the coastal dynamics
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58134
ISSN: 2316-8056
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