Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58106
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de aplicativos por estudantes do ensino médio com o uso de metodologias ativas para promover aprendizagem significativa em estequiometria
Título em inglês: Application development by high school students using active methodologies to promote meaningful learning in stoichiometry
Autor(es): Soares, Leonardo Figueiredo
Orientador: Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Palavras-chave: Ensino de Química;MIT App Inventor 2;Aprendizagem significativa;Metodologias ativas
Data do documento: 24-Set-2019
Citação: SOARES, Leonardo Figueiredo. Desenvolvimento de aplicativos por estudantes do ensino médio com o uso de metodologias ativas para promover aprendizagem significativa em estequiometria. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Resumo: Os professores de Química têm uma responsabilidade enorme no sentido de formar cidadãos que consigam utilizar o conhecimento químico em suas vivências. Esse desafio se torna maior quando percebemos que a compreensão dos conteúdos dessa disciplina envolve aspectos macroscópicos, microscópicos e simbólicos, que muitas vezes são repassados de forma descontextualizada e memorística. Na contramão dessa tendência, o uso de tecnologias digitais no ensino de Química pode ser um grande aliado na promoção de aprendizagem significativa, pois parte da motivação que os estudantes possuem em manipular seus dispositivos. Acreditamos que este movimento possa gerar aprendizagem significativa ao aproximar o estudante do conteúdo de uma forma lúdica e educativa. Esta dissertação tem como objetivo investigar como o desenvolvimento de oficina temática voltada para estudantes do ensino médio na qual o conteúdo de estequiometria seja o foco com a utilização da plataforma MIT App Inventor 2 para a criação de aplicativos para dispositivos móveis, aliada as metodologias ativas pode ser ferramenta promotora de aprendizagem no conteúdo citado. Compreendemos que o citado conteúdo é bastante relevante na compreensão dos aspectos quantitativos da Química e que nosso trabalho pode servir de subsídio para professores de Química em exercício e em formação. O público alvo deste trabalho foi uma turma de quarenta e cinco (45) estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Química da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira, localizada em Maracanaú-CE. O nosso trabalho foi concebido com caráter qualitativo sendo utilizados como ferramentas de coleta de dados a realização questionários nos vários momentos da pesquisa. Enquanto teoria cognitivista, nos apoiamos metodologicamente na Aprendizagem Significativa de Ausubel. Uma oficina temática utilizando a plataforma online e gratuita MIT App Inventor 2 foi realizada para que os estudantes pudessem criar seus aplicativos do conteúdo de estequiometria. Os resultados que obtivemos através da aplicação dos questionários nos mostraram que após a realização da oficina, os aprendizes mostraram ter aprendido o conteúdo de estequiometria, além de indicar que estiveram bastante motivados ao utilizar a plataforma e a metodologia empregadas. Acreditamos haver a necessidade de outras investigações acerca das abordagens aqui empregadas devido a combinação de fatores envolvidos no processo e devido a pequena quantidade de estudos em língua portuguesa acerca do uso do uso da plataforma App Inventor 2 e consequentemente do desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis por parte de estudantes do ensino médio como uma proposta aplicável ao ensino de Química.
Abstract: Chemistry teachers have an enormous responsibility to train citizens who can use chemical knowledge in their experiences. This challenge becomes greater when it is realized that understanding the contents of this discipline involves macroscopic, microscopic and symbolic aspects, which are often repeated in a decontextualized and memorized way. Against this trend, the use of digital technologies in the teaching of Chemistry science can be a great ally in promoting meaningful learning, as part of the motivation that students have in manipulating their devices. We believe that this movement can generate significant learning by bringing students closer to content in a playful and educational way. This dissertation aims to investigate how the development of a thematic workshop aimed at high school students in which the stoichiometry content is the focus with the use of the MIT App Inventor 2 platform for the creation of applications for mobile devices, combined with the active methodologies can to be a tool that promotes learning in the mentioned content. We understand that the aforementioned content is very relevant in understanding the quantitative aspects of Chemistry and that our paper can serve as a subsidy for Chemistry teachers in practice and in training. The target audience of this work was a class of fortyfive (45) students of the second year of high school integrated to the technical course in Chemistry of the State School of Professional Education Maria Carmem Vieira Moreira, located in Maracanaú-CE. Our final paper was conceived with a qualitative character, being used as tools to collect academic and socioeconomic information to support our research, as well as to conduct questionnaires in the various moments of the research. A thematic workshop using the free online platform MIT App Inventor 2 was held so that students could create their applications from the content of stoichiometry. The results we obtained through the application of the questionnaires showed us that after the workshop, the apprentices showed that they had learned the content of stoichiometry, in addition to indicating that they were very motivated when using the platform and the methodology employed. We believe there is a need for further research on the approaches used here due to the combination of factors involved in the process and due to the small amount of studies in Portuguese about the use of the App Inventor 2 platform and consequently the development of applications for mobile devices by part of high school students as a proposal applicable to the teaching of Chemistry.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Manual para aplicação de oficina de produção de aplicativos usando o App Inventor"
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58106
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_pe_lfsoares.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_dis_lfsoares.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.