Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57856
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação de acessibilidade com base em revisões de usuários na Google Play Store |
Autor(es): | Santiago, Mara Taynar de Lima |
Orientador: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista;Acessibilidade;Revisões de usuários |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SANTIAGO,Mara Taynar de Lima.Avaliação de acessibilidade com base em revisões de usuários na Google Play Store.2021.74f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021. |
Resumo: | Diariamente os aplicativos móveis da loja Google Play oferecem diversas revisões de usuários. Estas revisões podem dizer muito sobre vários aspectos da aplicação, tais como experiência do usuário, usabilidade e acessibilidade. Tal repositório de revisões émuito valioso para que as melhorias possam ser realizadas nas aplicações. Atualmente existem diversos estudos sobre a importância das revisões de usuários e suas contribuições na evolução dos softwares. Contudo, o tema acessibilidade ainda foi pouco debatido neste tipo de estudo, principalmente quando se trata de acessibilidade para usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabendo que revisões de usuários são um importante instrumento na melhoria dos aplicativos, o presente trabalho buscou realizar uma análise textual em revisões extraídas de aplicativos educacionais para crianças com TEA. A análise usou como base, diretrizes de acessibilidade do Guia de diretrizes de acessibilidade GAIA, e também das diretrizes de acessibilidade móveis da BBC. O estudo realizou um diagnóstico da acessibilidade para cada um dos aplicativos selecionados, e demostrou que alguns deles tem problemas recorrentes de acessibilidade, que poderiam ser solucionados através da análise das revisões dos seus usuário. |
Abstract: | The Google Play store's mobile apps offer various user reviews on a daily basis. These reviews can say a lot about various aspects of the application,such as user experience, usability and accessibility. Such a repository of revisions is very valuable for improvements to be made in the applications. Currently, there are several studies on the importance of user reviews and their contributions to the evolution of software. However, the topic of accessibility was still little debated in this type of study, especially when it comes to accessibility for users with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Knowing that user reviews are an important tool in improvingapplications, the present work sought to conduct a textual analysis in reviews extracted from educational applications for children with ASD. The analysis used, as a basis, accessibility guidelines from the GAIA Accessibility Guidelines Guide, as well as the BBC's mobile accessibility guidelines. The study carried out an accessibility diagnosis for each of the selected applications, and demonstrated that some of them have recurring accessibility problems, which could be solved by analyzing their user reviews |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57856 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_mtlsantiago.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.