Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849
Tipo: | Resumo |
Título : | A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
Autor : | Macedo, Luana Mara Loiola Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira |
Palabras clave : | Língua inglesa - Conversação e frases;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MACEDO, Luana Mara Loiola; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho objetiva relatar experiência docente no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC por meio do Núcleo de Línguas (NucLi). O IsF, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propicia, dentre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. A experiência a ser relatada diz respeito à utilização de debate sobre temas controversos em língua inglesa com o objetivo de estimular nos alunos de nível intermediário/avançado a prática oral. Por serem adultos, possuem vasto conhecimento prévio sobre assuntos diversos, embora polêmicos, bem como posições e emoções bem definidas sobre os mesmos, o que acaba por incentivá-los a melhor participar das aulas de língua inglesa e promover o desenvolvimento das habilidades áudio-orais. Dessa forma, além de expor suas opiniões, a preocupação dos alunos durante os debates concentrava-se nos aspectos léxico-gramaticais, na observância aos turnos de fala, no respeito às opiniões divergentes, na negociação de pensamentos e ideias e mediação de conflitos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos se engajaram nas atividades sem qualquer tipo de resistência, desenvolvendo-as com segurança, confiança e destreza no que diz respeito aos aspectos linguísticos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmlmacedo.pdf | 72,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.