Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Luana Mara Loiola-
dc.contributor.authorVasconcellos, Maria Manolisa Nogueira-
dc.date.accessioned2021-04-20T11:26:56Z-
dc.date.available2021-04-20T11:26:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACEDO, Luana Mara Loiola; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57849-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Conversação e frasespt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA utilização de temas controversos como incentivo à prática oral em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva relatar experiência docente no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC por meio do Núcleo de Línguas (NucLi). O IsF, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propicia, dentre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. A experiência a ser relatada diz respeito à utilização de debate sobre temas controversos em língua inglesa com o objetivo de estimular nos alunos de nível intermediário/avançado a prática oral. Por serem adultos, possuem vasto conhecimento prévio sobre assuntos diversos, embora polêmicos, bem como posições e emoções bem definidas sobre os mesmos, o que acaba por incentivá-los a melhor participar das aulas de língua inglesa e promover o desenvolvimento das habilidades áudio-orais. Dessa forma, além de expor suas opiniões, a preocupação dos alunos durante os debates concentrava-se nos aspectos léxico-gramaticais, na observância aos turnos de fala, no respeito às opiniões divergentes, na negociação de pensamentos e ideias e mediação de conflitos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos se engajaram nas atividades sem qualquer tipo de resistência, desenvolvendo-as com segurança, confiança e destreza no que diz respeito aos aspectos linguísticos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmlmacedo.pdf72,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.