Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57679
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de sequência didática envolvendo o sensorial no ensino de Física |
Authors: | Rodrigues, Érico Veríssimo Silva |
Advisor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Keywords: | Sensorial;Modelagem;Transferência didática;Sensory;Modeling;Didactic transfer |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | RODRIGUES, E. V. S. Proposta de sequência didática envolvendo o sensorial no ensino de Física. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de física está a cada dia mais difícil devido a vários fatores como: ensino mecanizado desmotivando o aluno, dificuldades na disciplina de física, linguagem técnica do livro distante da realidade do aluno, ensino memorístico, aplicação de fórmulas, o mal entendimento dos fenômenos físicos, carga horária baixa na disciplina de física. O presente trabalho possui um roteiro com 4 (quatro) aulas sensoriais que exploram o sensorial dos alunos, as áreas sensoriais envolvidas no processo são visão, audição e tato. Em cada aula foram desenvolvidas experiências sensoriais onde os alunos são levados a compreender os fenômenos físicos através de estímulos sensoriais (som, imagem, sensação térmica). As áreas da física envolvidas neste processo foram a área de ótica, ondulatória e calorimetria, nas práticas sensoriais os alunos tiveram a oportunidade de analisar imagens de um determinado fenômeno, perceber cautelosamente o som das frequências e batimentos de uma onda, experimentar sensações térmicas. Além da etapa sensorial, as práticas foram compostas de uma etapa de modelagem e uma etapa de transferência didática. Na etapa de modelagem foi desenvolvido um modelo do fenômeno físico, que pode ser uma sequência de imagens, um experimento. Na etapa de Transferência didática será abordado conteúdo de questões do Enem e Vestibulares. A sequência didática, visa utilizar o sensorial no ensino da física, tornando o aprendizado mais prazeroso, ajudando a dar significado aos fenômenos físicos e tornando o ensino de física mágico. |
Abstract: | The teaching of physics is increasingly difficult due to several factors such as: mechanized teaching discouraging the student, difficulties in the discipline of physics, technical language of the book far from the student's reality, memorable teaching, application of formulas, poor understanding of the phenomena physics, low workload in the discipline of physics. The present work has a script with 5 (five) sensorial classes that explore the sensorial of the students, the sensorial areas involved in the process are sight, hearing and touch. In each class, sensory experiences will be developed where students will be led to understand physical phenomena through sensory stimuli (sound, image, thermal sensation). The areas of physics that will be involved in this process will be the area of optics, wave and calorimetry, in these sensory practices students will have the opportunity to analyze images of a certain phenomenon, carefully perceive the sound of the wave frequencies and beats of a wave, experiencing thermal sensations. In addition to the sensory stage, the practices will consist of a modeling stage and a didactic transfer stage. In the modeling stage, a model of the physical phenomenon is developed, which can be a sequence of images, an experiment. In the Didactic Transfer stage, of the content involved and its theoretic e questions of Enem and vestibular issues will be addressed. The elaboration of following teaching involving the sensory, aims to contribute to improve the student's interest in physics, making learning more pleasurable, helping to improve the meaning to of physical phenomena and making teaching physics magical. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57679 |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_evsrodrigues.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.