Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464
Tipo: | Resumo |
Título : | Interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia |
Autor : | Nascimento Júnior, José Wellington Barros do Viana Junior, Mario Martins |
Palabras clave : | Filosofia;Sociologia;Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação;Estratégias de aprendizagem;Didática;Ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | NASCIMENTO JÚNIOR, José Wellington Barros do; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | Durante a década de 1990 vislumbramos alguns avanços educacionais no Brasil. As Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9 394 de 1996, em seu artigo 36, determinou que todo concludente do Ensino Médio deveria “dominar os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania” enquanto as Orientações Curriculares lhe aplicam outra especificidade, ou seja, apresenta-os como essenciais ao desenvolvimento integro do educando. As resoluções educacionais aprovadas,nestes campos, no final do século XX em nosso país estavam dispostas a tratá-los apenas de modo transversal. Em 2006, o Conselho Nacional de Educação decidiu pela obrigatoriedade das duas disciplinas nas redes pública e privada de ensino. Nosso objetivo é apresentar o dispositivo da interdisciplinaridade como esteio para o ensino dos conteúdos filosóficos e sociológicos. Para tanto, faremos um pequeno levantamento histórico a fim de conhecer o espaço curricular dessas duas matérias em solo brasileiro; Em seguida, partiremos para uma experiência didática exercida no Projeto Novo Vestibular-UFC, onde a consonância entre os professores da Área de Humanidades é um pressuposto para aplicatividade dos assuntos que lhe são internos. De modo geral, podemos afirmar que, articulados interdisciplinarmente, tornamos nossos encontros mais dinâmicos e também asseguramos ao corpo discente o domínio das competências e habilidades necessárias aos vestibulares tradicionais e ao Exame Nacional do Ensino Médio. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jwbnjúnior.pdf | 70 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.