Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento Júnior, José Wellington Barros do | - |
dc.contributor.author | Viana Junior, Mario Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T10:06:09Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T10:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO JÚNIOR, José Wellington Barros do; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Durante a década de 1990 vislumbramos alguns avanços educacionais no Brasil. As Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9 394 de 1996, em seu artigo 36, determinou que todo concludente do Ensino Médio deveria “dominar os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania” enquanto as Orientações Curriculares lhe aplicam outra especificidade, ou seja, apresenta-os como essenciais ao desenvolvimento integro do educando. As resoluções educacionais aprovadas,nestes campos, no final do século XX em nosso país estavam dispostas a tratá-los apenas de modo transversal. Em 2006, o Conselho Nacional de Educação decidiu pela obrigatoriedade das duas disciplinas nas redes pública e privada de ensino. Nosso objetivo é apresentar o dispositivo da interdisciplinaridade como esteio para o ensino dos conteúdos filosóficos e sociológicos. Para tanto, faremos um pequeno levantamento histórico a fim de conhecer o espaço curricular dessas duas matérias em solo brasileiro; Em seguida, partiremos para uma experiência didática exercida no Projeto Novo Vestibular-UFC, onde a consonância entre os professores da Área de Humanidades é um pressuposto para aplicatividade dos assuntos que lhe são internos. De modo geral, podemos afirmar que, articulados interdisciplinarmente, tornamos nossos encontros mais dinâmicos e também asseguramos ao corpo discente o domínio das competências e habilidades necessárias aos vestibulares tradicionais e ao Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jwbnjúnior.pdf | 70 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.