Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento Júnior, José Wellington Barros do-
dc.contributor.authorViana Junior, Mario Martins-
dc.date.accessioned2021-03-24T10:06:09Z-
dc.date.available2021-03-24T10:06:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, José Wellington Barros do; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Interdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57464-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de filosofia e sociologiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante a década de 1990 vislumbramos alguns avanços educacionais no Brasil. As Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9 394 de 1996, em seu artigo 36, determinou que todo concludente do Ensino Médio deveria “dominar os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania” enquanto as Orientações Curriculares lhe aplicam outra especificidade, ou seja, apresenta-os como essenciais ao desenvolvimento integro do educando. As resoluções educacionais aprovadas,nestes campos, no final do século XX em nosso país estavam dispostas a tratá-los apenas de modo transversal. Em 2006, o Conselho Nacional de Educação decidiu pela obrigatoriedade das duas disciplinas nas redes pública e privada de ensino. Nosso objetivo é apresentar o dispositivo da interdisciplinaridade como esteio para o ensino dos conteúdos filosóficos e sociológicos. Para tanto, faremos um pequeno levantamento histórico a fim de conhecer o espaço curricular dessas duas matérias em solo brasileiro; Em seguida, partiremos para uma experiência didática exercida no Projeto Novo Vestibular-UFC, onde a consonância entre os professores da Área de Humanidades é um pressuposto para aplicatividade dos assuntos que lhe são internos. De modo geral, podemos afirmar que, articulados interdisciplinarmente, tornamos nossos encontros mais dinâmicos e também asseguramos ao corpo discente o domínio das competências e habilidades necessárias aos vestibulares tradicionais e ao Exame Nacional do Ensino Médio.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jwbnjúnior.pdf70 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.