Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56937
Tipo: Artigo de Evento
Título: Biodiesel de gordura suína: produção, caracterização e avaliação da blenda com biodiesel de soja
Autor(es): Viana, Rodrigo Teixeira
Osório, Ernane Bruno
Lima, Raoni Alves de
Gualberto, Victor Soares
Marques, Rosali Barbosa
Malveira, Jackson de Queiroz
Bueno, André Valente
Rios, Maria Alexsandra de Sousa
Palavras-chave: Biodiesel;Gordura suína;Transesterificação
Data do documento: 2020
Citação: VIANA, Rodrigo Teixeira; OSÓRIO, Ernane Bruno; LIMA, Raoni Alves de; GUALBERTO, Victor Soares; MARQUES, Rosali Barbosa; MALVEIRA, Jackson Queiroz; BUENO, André Valente; RIOS, Maria Alexsandra de Sousa. Biodiesel de gordura suína: produção, caracterização e avaliação da blenda com biodiesel de soja. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa”
Resumo: O Brasil é o quarto produtor e exportador mundial de carne suína e continua a manter nessa posição. As operações de abate, tratamento e processamento da carne suína geram muitos resíduos, que além de representarem custo para as empresas produtoras, podem impactar de forma significativa o ar, solo e os corpos d'água, além de gerarem fortes odores, pois entram rapidamente em decomposição. Nesse sentido, a possível utilização desse descarte como matéria-prima para produção de biodiesel apresenta vantagens para o ambiente, devido ao baixo teor de enxofre no biodiesel, que na sua combustão reduz significativamente a emissão de dióxido de enxofre para atmosfera. Assim, o presente trabalho teve como objetivo produzir, caracterizar o biodiesel de gordura suína e avaliar a blenda biodiesel de gordura suína/biodiesel de soja, na proporção 50%:50%. O biodiesel de gordura suína apresentou resultados em conformidade com a Resolução nº 45/2014, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: índice de acidez de 0,27 mg de KOH/g, massa específica à 20 °C de 874 kg/m³, teor de umidade de 194,8 mg/kg e viscosidade cinemática à 40 °C de 5,0 mm²/s. A conversão em ésteres metílicos foi de 93,5%, próximo ao percentual aceitável (96,5%). A blenda de biodiesel de gordura suína/biodiesel de soja apresentou: índice de acidez de 0,26 mg de KOH/g, massa específica à 20 °C de 878 kg/m³, teor de umidade de 289,4 mg/kg e viscosidade cinemática à 40 °C de 4,8 mm²/s Embora não previsto na Resolução nº 45/2014, os autores determinaram também o Poder Calorífico Superior do biodiesel de gordura suína (39,26 MJ/kg) e da blenda (39,78 MJ/kg).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56937
ISBN: 978-65-993338-0-4
Aparece nas coleções:DEME - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_rtviana.pdf514,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.