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Tipo: TCC
Título : Importância do profissional de gastronomia na implantação das boas práticas de fabricação nos serviços de consultoria gastronômica
Título en inglés: Importance of gastronomy professionals in the implementation of good manufacturing practices in gastronomic consulting services
Autor : Sousa, Julianna Almeida
Tutor: Carneiro, Alessandra Pinheiro de Góes
Palabras clave : Gastronomia;Consultoria;Boas práticas de fabricação;Manual de boas práticas
Fecha de publicación : 2018
Citación : SOUSA, Julianna almeida. Importância do profissional de gastronomia na implantação das boas práticas de fabricação nos serviços de consultoria gastronômica. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Gastronomia, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O interesse cada vez maior da população, tanto por uma alimentação de qualidade quanto pelas artes culinárias, foi aliado a expansão dos cursos de gastronomia. Aproveitando esse crescimento de ambos os lados, temos o presente momento como um tempo oportuno para o estudo do envolvimento do gastrônomo do mercado de consultoria e assessoria gastronômica. A pesquisa buscou ressaltar que a formação do gastrônomo não pode estar voltada para técnicas de cocção, cortes e demais habilidades voltadas para as práticas de cozinha. Para entender melhor a situação foi utilizado como veículo principal para coleta de dados e construção da pesquisa, um formulário de questões que foi divulgado entre pessoas formadas em gastronomia. De uma maneira geral os objetivos da pesquisa são: entender como se dá a formação dos profissionais de gastronomia, descobrir em que mercado e área de atuação esse profissional está inserido e elevar a importância da inserção desse profissional nas áreas de consultoria gastronômica. O estudo permitiu propor uma reflexão sobre as possibilidades de mercado do profissional de gastronomia. Outro fato que pode ser observado através das análises foi que a área de consultoria gastronômica não está sendo bem explorada pelos profissionais da área de gastronomia.
Abstract: The growing interest of the population, both for a quality food as for the culinary arts, was allied with the expansion of the courses of gastronomy. Taking advantage of this growth on both sides, we have the present moment as an opportune time for the study of the involvement of the gastronomer of the consulting and advisory service market. The research sought to emphasize that the formation of the gastronome can not be focused on cooking techniques, cuts and other skills aimed at cooking practices. To better understand the situation was used as the main vehicle for data collection and construction of the survey, a question form that was disclosed among people trained in gastronomy. In general, the objectives of the research are: to understand how the professionals of gastronomy are trained, to discover in which market and area of activity this professional is inserted and to raise the importance of the insertion of this professional in the areas of gastronomic consulting. The study allowed to propose a reflection on the market possibilities of the professional of gastronomy. Another fact that can be observed through the analyzes was that the gastronomic consulting area is not being well explored by the professionals of the gastronomy area.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56881
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