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Tipo: Tese
Título: A dimensão estética na pedagogia terapêutica em João dos Santos e Cecília Menano: contribuições de Augusto Rodrigues para a criação das escolinhas de arte no Brasil e em Portugal
Autor(es): Araújo, Regiane Rodrigues
Orientador: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Estética;Arte na educação;Terapêutica;Memória coletiva
Data do documento: 2020
Citação: ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A dimensão estética na pedagogia terapêutica em João dos Santos e Cecília Menano: contribuições de Augusto Rodrigues para a criação das escolinhas de arte no Brasil e em Portugal. Orientadora: Patrícia Helena Carvalho Holanda. 2020. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O contexto educacional da sociedade atual mostra o panorama de uma educação pendida para atividades competitivas, situadas em processos meritocráticos que, muitas vezes, faltam com o devido respeito às peculiaridades e limites da criança e da subjetividade dos sujeitos. Em razão disso, a problemática desta pesquisa em foco partiu da indagação inicial: Como a Educação pela Arte em Cecília Menano e Augusto Rodrigues relaciona-se à Pedagogia Terapêutica em João dos Santos? O objetivo geral consistiu em compreender, com base na experiência das Escolinhas de Arte do Brasil e de Portugal, a associação entre a Arte e a Pedagogia Terapêutica proposta e vivida por João dos Santos e Cecília Menano. Para o alcance do objetivo previsto, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa com suporte nas entrevistas, de acordo com Gaskell (2002). Foram aportadas contribuições da História Oral, mediante estudos de Thompson (1992); Alberti (2013); e Jucá (2006, 2003). Quanto à narrativa na pesquisa, reportou-se a Ricoeur (2010) e Bloch (2001); sobre Memória, recorreu-se a Candau (2016); Halbwachs (2003) e Certeau et al (2013), ao se mencionar a importância da análise do cotidiano nas pesquisas. Contou-se, ainda, com o método hemerográfico, fundamentado nos escritos de Seibel (2007), ao lecionar que a pesquisa em jornais dá visibilidade pública aos fatos e fenômenos. O referencial teórico desta análise está alicerçado nos seguintes autores: Herbert Read (1986, 1978, 2007); Fischer (2014); Dewey (2010); Lopes (2015); Santos (1957, 1991, 1993, 2007); Branco (2000, 2010, 2013); Zoladz (1990); Klintowitz (1980); Britto e Palma (2019); Miranda (2009) e outros. A pesquisa trouxe como resultado as seguintes conclusões: Na Pedagogia Terapêutica em João dos Santos, a Arte exerce o papel de propulsora da saúde mental infantil; o trabalho da Cecília Menano ganhou densidade e identidade, mediante a criação da gravura em alto-relevo para cegos com suporte na linguagem do Braille; Augusto Rodrigues influenciou toda uma geração de arte-educadores e educadoras no Brasil e em outros países que tiveram conhecimento acerca da sua vida, obra e trabalho. No tocante ao Movimento Escolinhas de Arte, esta tese exprimiu, por via de dados teóricos e narrativas orais, evidências comprobatórias acerca do pioneirismo do Brasil em relação a Portugal. Das análises críticas e reflexivas do trabalho e da obra de João dos Santos, Cecília Menano e Augusto Rodrigues, extraiu-se a ideia de que a Arte e o Afeto são o lugar de força da criança.
Abstract: The Educational context of today’s society is centered around an education ruled by competitive activities, which take place in a meritocratic fashion, with disregard for the child’s peculiarities and limitations as well as the individual’s subjectivities. In this respect, the focus of this research originated from the initial question: How Cecilia Menano and Augusto Rodrigues’ Education through Art relates to Joao dos Santos’ Therapeutic Pedagogy? The general objective consisted in understanding, based on the experience of Brazil and Portugal’s Little Schools of Art, the relationship between Art and the Therapeutic Pedagogy proposed and practiced by Joao dos Santos and Cecilia Menano. To reach this objective, an investigation with a qualitative approach began, supported by interviews, according to Gaskell (2002). Oral history’s contributions were brought in, through studies by Thompson (1992); Alberti (2013); and Juca (2006, 2003). As for the research’s narrative, it was guided by Ricoeur (2010) and Bloch (2001); in regards to Social Memory, Candau (2016); Halbwachs (2003) and Certeau et al (2013) were consulted, when addressing the importance of daily life’s analysis to the research. A hemerographic method was implemented according to Seibel (2007), who taught that journal research gives public visibility to facts and phenomena. The theoretical framework supporting this research is based on the following authors: Herbert Read (1986, 1978, 2007); Fischer (2014); Dewey (2010); Lopes (2015); Santos (1957, 1991, 1993, 2007); White (2000, 2010, 2013); Zoladz (1990); Klintowitz (1980); Britto and Palma (2019); Miranda (2009) and others. The research resulted in the following conclusions: in Joao dos Santos’ Therapeutic Pedagogy, Art functions as a mental health tool for children; Cecilia Menano’s work gained density and identity with the creation of high-relief engravings for the blind including Braille language support; Augusto Rodrigues influenced a whole generation of art-educators in Brazil, as well as other countries that have known about his life, work and achievements. Regarding the Little School of Art Movement, this thesis has presented, through theoretical data and oral narratives, supporting evidence of Brazil’s pioneering in relation to Portugal. From critical and reflective analysis of the work produced by Joao dos Santos, Cecilia Menano and Augusto Rodrigues, it was extracted the idea that Art and affection are the source of a child’s strength.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56861
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