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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56852
Type: | TCC |
Title: | Diálogos entre educação alimentar e nutricional e gastronomia: um enfoque na formação em gastronomia pela Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | Dialogues between food and nutrition education and gastronomy: a focus on gastronomy training from the Federal University of Ceará |
Authors: | Sugizaki, Barbara Cassetari |
Advisor: | Bezerra, José Arimatéa Barros |
Co-advisor: | Xavier, Leandro Pinto |
Keywords: | Gastronomia;Educação alimentar e nutricional;Segurança alimentar e nutricional |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SUGIZAKI, Barbara Cassetari. Diálogos entre educação alimentar e nutricional e gastronomia: um enfoque na formação em gastronomia pela Universidade Federal do Ceará. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de cultura e Arte, Curso de Gastronomia, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho procurou investigar a relação entre a Gastronomia e Educação Alimentar e Nutricional (EAN), buscando identificar: alguns pontos de encontro entre EAN e a gastronomia; o potencial das habilidades culinárias como prática de EAN; os aspectos formativos em EAN que o curso de gastronomia da Universidade Federal do Ceará promove; e as possibilidades da atuação do gastrônomo em EAN. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e exploratórias. Dentre os documentos utilizados foram os principais: Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas; Guia Alimentar para a População Brasileira; e Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade. Para a pesquisa exploratória, foram realizados questionários com discentes e docentes de Gastronomia da UFC, e a realização de entrevistas com os docentes. Percebe-se que os diálogos entre SAN e EAN com a Gastronomia são possíveis, a partir do rompimento com a neutralidade, utilizando-se da sensorialidade enquanto ferramenta de EAN e através das habilidades culinárias. No entanto, nas perspectivas dos discentes e docentes, a formação em gastronomia necessita aprofundar estas temáticas na grade curricular do curso, tanto dentro de disciplinas, quanto através dos projetos de extensão que apresentaram experiências positivas ao relacionar a Gastronomia com SAN e EAN. É neste sentido que através das concepções dos alunos e professores o aprofundamento das temáticas no curso demonstrou ser promissor. Assim como a atuação dos gastrônomos, em diferentes setores e espaços, podem ser frutíferas a partir destas articulações. |
Abstract: | This work explore the relation between Gastronomy and Food and Nutrition Education (FNE), looking for some matching points between then, like: the potential for culinary skills as an FNE practice; the formative aspects in FNE, that the Gastronomy of Federal University of Ceará (UFC) promotes; the possibilities of the Graduated in Gastronomy has on FNE study fields. Therfore, bibliography, documentary and exploratory researches approches have been used. The main documents consulted are: Reference Framework for Food and Nutritional Education; Dietary Guidelines for the Brazilian Population; and the Intersectorial Strategy for Obesity Prevention and Control. For the exploratory research, surveys with students and teachers from Gastronomy UFC, and also interviews with the teachers. It was perceived that, the dialogues between Food Sovereignty and FNE with Gastronomy are possible from the disruption with neutrality, using the sensoriality as a tool for FNE and through culinary skills. However, from the perspective of the students and teachers, the gastronomy graduation needs to deepen in these themes in the curriculum during the formal courses, and as well trough extension projects that presented positive experiences connecting Gastronomy with Food Sovereignty and FNE. It is in this sense that through the conceptions of the students and teachers the deepening of theses themes in the Gastronomy Course has shown to be promising. As well as, the performance of the bachelors in gastronomy, in different sectors and spaces, can be fruitful from these joints. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56852 |
Appears in Collections: | GASTRONOMIA - Monografias |
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