Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Tipo: Resumo
Título: Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais
Autor(es): Melo, Gabriela Peres
Sena, Juliana Silva de
Muniz, Heitor Amorim
Medeiros, Juliana Teles
Arruda, Mailton Oliveira de
Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins
Palavras-chave: Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros);Emergências médicas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MELO, Gabriela Peres; SENA, Juliana Silva de; MUNIZ, Heitor Amorim; MEDEIROS, Juliana Teles; ARRUDA, Mailton Oliveira de; RODRIGUES SOBRINHO, Carlos Roberto Martins. Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) sua complicação mais grave. Assim, as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) configuram parte essencial da educação não só de profissionais de saúde, mas também da população em geral. Estudos mostram que a sobrevida de pacientes assistidos pela manobra de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) é maior, independente de ser feita por leigo ou profissional. No entanto, comprova-se que a maioria da população que presencia uma PCR não age por não saber ou por medo de contrair doenças. Ademais, visualizamos no contexto de greve nas escolas estaduais uma oportunidade de difundir esse assunto, além de levar conhecimento científico aos alunos participantes da ocupação. OBJETIVO: Capacitar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Walter Sá e Luiza Távora em SBV, síncope e convulsão. METODOLOGIA: Foi realizada aula teórico-prática, ministrada pelos integrantes do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC), em maio de 2016 na escola Walter Sá, em Fortaleza. A seção teórica durou 2h, baseada nas Diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, e a seção prática, também com 2h de duração, se estruturou por meio de estações para treinamento de RCP com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em manequins, manobras de desengasgo e posição lateral de segurança. PARCERIA: Professores de ambas as escolas. FINANCIAMENTO: PREX. RESULTADOS: Capacitamos 25 alunos de ambas as escolas, entre 14 a 22 anos, os quais não possuíam conhecimento prévio acerca do assunto e 4 professores, que aproveitaram para se atualizar no protocolo e praticar as manobras. CONCLUSÃO: O treinamento proporcionou uma oportunidade de se qualificarem em manobras de emergência e se tornarem aptos a reconhecer e agir corretamente diante de PCR, síncope e convulsão
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gpmelo.pdf73,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.