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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Gabriela Peres-
dc.contributor.authorSena, Juliana Silva de-
dc.contributor.authorMuniz, Heitor Amorim-
dc.contributor.authorMedeiros, Juliana Teles-
dc.contributor.authorArruda, Mailton Oliveira de-
dc.contributor.authorRodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins-
dc.date.accessioned2021-03-01T11:11:03Z-
dc.date.available2021-03-01T11:11:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, Gabriela Peres; SENA, Juliana Silva de; MUNIZ, Heitor Amorim; MEDEIROS, Juliana Teles; ARRUDA, Mailton Oliveira de; RODRIGUES SOBRINHO, Carlos Roberto Martins. Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRessuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros)pt_BR
dc.subjectEmergências médicaspt_BR
dc.titleConhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) sua complicação mais grave. Assim, as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) configuram parte essencial da educação não só de profissionais de saúde, mas também da população em geral. Estudos mostram que a sobrevida de pacientes assistidos pela manobra de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) é maior, independente de ser feita por leigo ou profissional. No entanto, comprova-se que a maioria da população que presencia uma PCR não age por não saber ou por medo de contrair doenças. Ademais, visualizamos no contexto de greve nas escolas estaduais uma oportunidade de difundir esse assunto, além de levar conhecimento científico aos alunos participantes da ocupação. OBJETIVO: Capacitar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Walter Sá e Luiza Távora em SBV, síncope e convulsão. METODOLOGIA: Foi realizada aula teórico-prática, ministrada pelos integrantes do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC), em maio de 2016 na escola Walter Sá, em Fortaleza. A seção teórica durou 2h, baseada nas Diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, e a seção prática, também com 2h de duração, se estruturou por meio de estações para treinamento de RCP com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em manequins, manobras de desengasgo e posição lateral de segurança. PARCERIA: Professores de ambas as escolas. FINANCIAMENTO: PREX. RESULTADOS: Capacitamos 25 alunos de ambas as escolas, entre 14 a 22 anos, os quais não possuíam conhecimento prévio acerca do assunto e 4 professores, que aproveitaram para se atualizar no protocolo e praticar as manobras. CONCLUSÃO: O treinamento proporcionou uma oportunidade de se qualificarem em manobras de emergência e se tornarem aptos a reconhecer e agir corretamente diante de PCR, síncope e convulsãopt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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