Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Tipo: Resumo
Título : Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais
Autor : Melo, Gabriela Peres
Sena, Juliana Silva de
Muniz, Heitor Amorim
Medeiros, Juliana Teles
Arruda, Mailton Oliveira de
Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins
Palabras clave : Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros);Emergências médicas
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MELO, Gabriela Peres; SENA, Juliana Silva de; MUNIZ, Heitor Amorim; MEDEIROS, Juliana Teles; ARRUDA, Mailton Oliveira de; RODRIGUES SOBRINHO, Carlos Roberto Martins. Conhecimento também é resistência: treinamento em primeiros socorros para alunos secundaristas das escolas estaduais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) sua complicação mais grave. Assim, as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) configuram parte essencial da educação não só de profissionais de saúde, mas também da população em geral. Estudos mostram que a sobrevida de pacientes assistidos pela manobra de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) é maior, independente de ser feita por leigo ou profissional. No entanto, comprova-se que a maioria da população que presencia uma PCR não age por não saber ou por medo de contrair doenças. Ademais, visualizamos no contexto de greve nas escolas estaduais uma oportunidade de difundir esse assunto, além de levar conhecimento científico aos alunos participantes da ocupação. OBJETIVO: Capacitar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Walter Sá e Luiza Távora em SBV, síncope e convulsão. METODOLOGIA: Foi realizada aula teórico-prática, ministrada pelos integrantes do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC), em maio de 2016 na escola Walter Sá, em Fortaleza. A seção teórica durou 2h, baseada nas Diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2015, e a seção prática, também com 2h de duração, se estruturou por meio de estações para treinamento de RCP com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em manequins, manobras de desengasgo e posição lateral de segurança. PARCERIA: Professores de ambas as escolas. FINANCIAMENTO: PREX. RESULTADOS: Capacitamos 25 alunos de ambas as escolas, entre 14 a 22 anos, os quais não possuíam conhecimento prévio acerca do assunto e 4 professores, que aproveitaram para se atualizar no protocolo e praticar as manobras. CONCLUSÃO: O treinamento proporcionou uma oportunidade de se qualificarem em manobras de emergência e se tornarem aptos a reconhecer e agir corretamente diante de PCR, síncope e convulsão
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56839
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_gpmelo.pdf73,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.