Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5675
Tipo: Dissertação
Título: Fiscalização eletrônica da velocidade de veículos e redução de acidente de trânsito em Fortaleza - Ce
Autor(es): Lima, Dalba de Oliveira
Orientador: DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Trânsito - Velocidade;Economia do Trânsito
Data do documento: 2009
Citação: LIMA, Dalba de Oliveira. Fiscalização eletrônica da velocidade de veículos e redução de acidente de trânsito em Fortaleza - Ce. 2009. 54f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2009.
Resumo: Analisa a importância de reduzir o número de acidentes de trânsito através da instalação de Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), nos cruzamentos na cidade de Fortaleza. Com a utilização da tecnologia cada dia mais avançada, os REV’s estão presente em muitas cidades do país no controle de velocidade dos veículos em locais considerados críticos, registrando a velocidade dos veículos à distancia, a placa, identificando infratores. Para esta análise utiliza-se o índice de severidade denominado Unidade Padrão de Severidade (UPS), uma das técnicas que identifica os locais críticos a partir da gravidade dos acidentes, associando a cada situação (com vítima fatal, com ferido e com danos materiais) um determinado peso, dando prioridade aqueles acidentes cujo resultado foi mais severo em termos de vítimas. Apresenta resultados obtidos com a técnica utilizada.
Abstract: Examines the importance of reducing the number of traffic accidents through the installation of Electronic Speed Reducers (ESR) in crossings in the city of Fortaleza. With the use of ever more advanced technology, the ESR's are present in many cities of the country to control the speed of car in places considered critical, recording the speed of car at a distance, the board, identifying violators. For this analysis uses the index of severity called Unit Standard Severity (UPS), a technology that identifies the critical locations from the severity of accidents, each involving a situation (with fatal victims, with wounded and material damage) a certain weight, prioritizing those accidents which result was more severe in terms of victims. Presents results obtained with the technique used.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5675
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dissert_dolima.pdf584,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.