Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5675
Type: Dissertação
Title: Fiscalização eletrônica da velocidade de veículos e redução de acidente de trânsito em Fortaleza - Ce
Authors: Lima, Dalba de Oliveira
Advisor: DeSouza, Sérgio Aquino
Keywords: Trânsito - Velocidade;Economia do Trânsito
Issue Date: 2009
Citation: LIMA, Dalba de Oliveira. Fiscalização eletrônica da velocidade de veículos e redução de acidente de trânsito em Fortaleza - Ce. 2009. 54f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: Analisa a importância de reduzir o número de acidentes de trânsito através da instalação de Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), nos cruzamentos na cidade de Fortaleza. Com a utilização da tecnologia cada dia mais avançada, os REV’s estão presente em muitas cidades do país no controle de velocidade dos veículos em locais considerados críticos, registrando a velocidade dos veículos à distancia, a placa, identificando infratores. Para esta análise utiliza-se o índice de severidade denominado Unidade Padrão de Severidade (UPS), uma das técnicas que identifica os locais críticos a partir da gravidade dos acidentes, associando a cada situação (com vítima fatal, com ferido e com danos materiais) um determinado peso, dando prioridade aqueles acidentes cujo resultado foi mais severo em termos de vítimas. Apresenta resultados obtidos com a técnica utilizada.
Abstract: Examines the importance of reducing the number of traffic accidents through the installation of Electronic Speed Reducers (ESR) in crossings in the city of Fortaleza. With the use of ever more advanced technology, the ESR's are present in many cities of the country to control the speed of car in places considered critical, recording the speed of car at a distance, the board, identifying violators. For this analysis uses the index of severity called Unit Standard Severity (UPS), a technology that identifies the critical locations from the severity of accidents, each involving a situation (with fatal victims, with wounded and material damage) a certain weight, prioritizing those accidents which result was more severe in terms of victims. Presents results obtained with the technique used.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5675
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dissert_dolima.pdf584,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.