Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56730
Tipo: Resumo
Título : Qualidade na educação infantil: a pedagogia de projetos e as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (Projeto: Minicurso: Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia de Projetos e as Diretrizes (CCA00.2015.CS.029)
Autor : Freitas, Glauciane Freire de
Falcão, Anna Karolina
Costa, Marcelle Arruda Cabral
Palabras clave : Educação básica;Estratégias de aprendizagem;Ensino;Desenvolvimento infantil
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : FREITAS, Glauciane Freire de; FALCÃO, Anna Karolina; COSTA, Marcelle Arruda Cabral. Qualidade na educação infantil: a pedagogia de projetos e as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (Projeto: Minicurso: Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia de Projetos e as Diretrizes (CCA00.2015.CS.029). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho apresenta a continuidade do Projeto “Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia De Projetos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”; ação extensionista iniciada no ano de 2015, e caracterizada como minicurso de 8 h/a. A continuidade da proposta se justifica pela intensa procura de docentes do município de Fortaleza interessados na temática do trabalho com projetos, além da importância de se discutir forma alternativa de conceber o cuidado e a educação da criança frente ao histórico da Educação Infantil em nosso país, marcado pelo frequente desrespeito aos interesses das crianças e as especificidades do desenvolvimento infantil. Nesse contexto, podemos contribuir com o trabalho reconhecidamente de qualidade ofertado pela Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC-UFC). Nosso objetivo é oportunizar uma reflexão formativa sobre Qualidade na Educação Infantil e contribuir com a formação docente, preferencialmente de profissionais e estudantes de instituições públicas. O minicurso aconteceu na UUNDC-UFC e, no ano de 2016, já atendeu, diretamente 80 pessoas, inclusive técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Fundamentadas na perspectiva histórico-cultural de Vigotsky (1989), mediamos reflexões e atividades teórico-práticas, bem como visita mediada aos ambientes educativos da UUNDC. A avaliação da ação aponta que o minicurso contribuiu com a prática pedagógica, especialmente quanto a valorização do protagonismo da criança e da relevância da Pedagogia de Projetos (DEWEY, 1959; BARBOSA & HORN; 2008) para implementação de uma proposta curricular que integre as experiências fundamentais (DCNEI) de maneira interdisciplinar e significativa. Apesar da grande demanda, especialmente por parte de professores da rede pública, ofereceremos apenas mais 2 turmas de 20 cursistas ainda esse ano, devido a equipe reduzida que temos atualmente na UUNDC e ausência de bolsista remunerado no projeto.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56730
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_gffreitas.pdf80,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.