Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56730
Type: | Resumo |
Title: | Qualidade na educação infantil: a pedagogia de projetos e as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (Projeto: Minicurso: Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia de Projetos e as Diretrizes (CCA00.2015.CS.029) |
Authors: | Freitas, Glauciane Freire de Falcão, Anna Karolina Costa, Marcelle Arruda Cabral |
Keywords: | Educação básica;Estratégias de aprendizagem;Ensino;Desenvolvimento infantil |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | FREITAS, Glauciane Freire de; FALCÃO, Anna Karolina; COSTA, Marcelle Arruda Cabral. Qualidade na educação infantil: a pedagogia de projetos e as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (Projeto: Minicurso: Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia de Projetos e as Diretrizes (CCA00.2015.CS.029). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho apresenta a continuidade do Projeto “Qualidade na Educação Infantil: a articulação entre a Pedagogia De Projetos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”; ação extensionista iniciada no ano de 2015, e caracterizada como minicurso de 8 h/a. A continuidade da proposta se justifica pela intensa procura de docentes do município de Fortaleza interessados na temática do trabalho com projetos, além da importância de se discutir forma alternativa de conceber o cuidado e a educação da criança frente ao histórico da Educação Infantil em nosso país, marcado pelo frequente desrespeito aos interesses das crianças e as especificidades do desenvolvimento infantil. Nesse contexto, podemos contribuir com o trabalho reconhecidamente de qualidade ofertado pela Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC-UFC). Nosso objetivo é oportunizar uma reflexão formativa sobre Qualidade na Educação Infantil e contribuir com a formação docente, preferencialmente de profissionais e estudantes de instituições públicas. O minicurso aconteceu na UUNDC-UFC e, no ano de 2016, já atendeu, diretamente 80 pessoas, inclusive técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Fundamentadas na perspectiva histórico-cultural de Vigotsky (1989), mediamos reflexões e atividades teórico-práticas, bem como visita mediada aos ambientes educativos da UUNDC. A avaliação da ação aponta que o minicurso contribuiu com a prática pedagógica, especialmente quanto a valorização do protagonismo da criança e da relevância da Pedagogia de Projetos (DEWEY, 1959; BARBOSA & HORN; 2008) para implementação de uma proposta curricular que integre as experiências fundamentais (DCNEI) de maneira interdisciplinar e significativa. Apesar da grande demanda, especialmente por parte de professores da rede pública, ofereceremos apenas mais 2 turmas de 20 cursistas ainda esse ano, devido a equipe reduzida que temos atualmente na UUNDC e ausência de bolsista remunerado no projeto. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56730 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gffreitas.pdf | 80,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.