Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56712
Tipo: Resumo
Título : Visitas domiciliares aos idosos do grupo VIDA: um relato de experiência (Ações para a promoção da saúde de idosos realizadas no grupo VIDA – Vivenciar, Interagir, Desenvolver e Aprender FE00.2014.PJ.0048)
Autor : Domingos, Gustavo Bruno Martins
Coutinho, Janaina Fonseca Victor
Palabras clave : Idosos - Saúde e higiene;Enfermagem;Promoção da saúde
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : DOMINGOS, Gustavo Bruno Martins; COUTINHO, Janaina Fonseca Victor. Visitas domiciliares aos idosos do grupo VIDA: um relato de experiência (Ações para a promoção da saúde de idosos realizadas no grupo VIDA – Vivenciar, Interagir, Desenvolver e Aprender FE00.2014.PJ.0048). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO: O grupo VIDA (Vivenciar, Interagir, Desenvolver e Aprender) é composto por idosos da comunidade, discentes e docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os encontros ocorrem no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM) sendo desenvolvida Visitas Domiciliares (VD), consultas e atividades grupais aos idosos participantes. A VD é considerada um recurso primordial de atenção a saúde no âmbito familiar. OBJETIVO: Descrever as atividades desenvolvidas através de VD aos idosos do grupo VIDA. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência. As VD foram realizadas no período de maio a setembro de 2016, em Fortaleza-CE, por acadêmicos de enfermagem da UFC. Utilizou-se um instrumento de acompanhamento mensal com as variáveis: QUEIXAS, IMC, PESO, CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL, PRESSÃO ARTERIAL, ORIENTAÇÕES, INTERVENÇÕES. Esses dados auxiliam e complementam informações obtidas nas consultas de enfermagem voltadas para os idosos do grupo VIDA. RESULTADOS: Foram realizadas 38 VD, as queixas mais presentes foram picos hipertensivos, dor e edema em membros inferiores. A média do IMC foi de 25,64, 77,7% (8) das idosas estão acima do peso. A média da circunferência abdominal é de 102,2 e a média da pressão arterial das idosas foi de 136x84mmHg. As orientações e intervenções mais prevalentes foram relacionadas à prática de atividade física, esclarecimento sobre tratamento medicamentoso e a importância de uma dieta adequada. Duas características ficaram evidentes com as visitas. A VD permite uma aproximação com as idosas o que melhora o diálogo e estreita o vínculo com os membros do grupo, o acompanhamento mensal em casa permite intervenções e orientações individualizadas. CONCLUSÃO: A VD permite um acompanhamento continuo garantindo um cuidado integral.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56712
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_gbmdomingos.pdf82,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.