Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56687
Type: | Dissertação |
Title: | Uma abordagem do pensar em Adorno: para a autonomia intelectual no ensino da filosofia no ensino médio |
Title in English: | An approach to thinking about Adorno: for intellectual autonomy in the teaching of philosophy in high school |
Authors: | Silva, Francisco Ronniere da |
Advisor: | Oliveira, Renato Almeida de |
Keywords: | Autorreflexão;Ensino da Filosofia;Experiência intelectual;Self-reflection;Teaching Philosophy;Intellectual experience |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SILVA, Francisco Ronniere da. Uma abordagem do pensar em Adorno: para a autonomia intelectual no ensino da filosofia no ensino médio. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa objetiva contribuir com a reflexão acerca da autonomia intelectual no Ensino da Filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, num primeiro momento, se apresentou uma proposta metodológica tendo como aporte teórico o pensar apara autonomia na perspectiva adorniana. Nessa perspectiva, se empreendeu a leitura e análise de textos de Adorno e Horkheimer (Dialética do Esclarecimento), Adorno (Teoria da Semiformação), Wolfgang Leo Maar (À guisa da introdução: Adorno e a experiência formativa) e István Mèszáros (A educação para além do capital e Teoria da alienação) que oportunizaram um quadro relevante da configuração do modus operandi do capital na sociedade administrada. Nas análises empreendidas se primou por desvelar, à luz do pensamento deTheodor Adorno, a estratégica influência da estrutura de dominação da classe dominante no processo formativo dos indivíduos na sociedade administrada, sob o agenciamento categórico da indústria cultural, ao viabilizar e sedimentar a semiformação como canal legitimador dos interesses e valores da sociedade capitalista. Em seguida, se tratou de compartilhar o material e método pertinente à estruturação do grupo focal, assim como, a perspectiva do exercício do pensar, com ênfase na experiência intelectual dos sujeitos, enquanto possibilidade à autorreflexão. Nesse sentido, se priorizou referenciar na busca por vivenciar tal propositura no espaço do grupo focal, por se entender ser a proposta que corresponderia à metodologia em construção, uma vez que este, se configura como lócus da pluralidade de ideias, contrapontos e percepções várias – manifestas a partir dos relatos de experiências, do diálogo, das respostas compartilhadas e análises vivenciadas pelos estudantes. Sob esse espectro, empreendeu-se a coleta e análise de dados, tendo como aporte, o referencial bibliográfico e a metodologia fundamentada no pensar, enquanto autorreflexão no processo formativo dos indivíduos. Esta, por sua vez, à constatação da importância do exercício autorreflexivo no ensino da filosofia no Ensino Médio com os jovens estudantes em formação. Essa metodologia, ao concluirmos a pesquisa, se nos apresentou propositiva ao fomento e à potencialização da autonomia intelectual dos estudantes no ensino da Filosofia no Ensino Médio à luz do exercício do pensar para autorreflexão. |
Abstract: | This research aims to contribute to the reflection on intellectual autonomy in the Teaching of Philosophy in High School. In this sense, at first, a methodological proposal was presented with the theoretical support of thinking for autonomy in the Adornian perspective. In this perspective, the reading and analysis of texts by Adorno and Horkheimer (Dialectic of Enlightenment), Adorno (Theory of Semiformation), Wolfgang Leo Maar (By way of introduction: Adorno and the formative experience) and István Mèszáros (Education for in addition to capital and alienation theory) that provided a relevant framework for the configuration of the modus operandi of capital in the managed company. In the analyzes carried out, the strategic influence of the domination structure of the ruling class in the formative process of individuals in the managed society, under the categorical agency of the cultural industry, was revealed, in the light of Theodor Adorno's thinking, by enabling and sedimenting semiformation as a channel legitimizing the interests and values of capitalist society. Then, it was a matter of sharing the material and method pertinent to the structuring of the focus group, as well as, the perspective of the exercise of thinking, with emphasis on the subjects' intellectual experience, as a possibility for self-reflection. In this sense, it was prioritized to refer in the search to experience such proposition in the focus group space, as it is understood to be the proposal that would correspond to the methodology under construction, since this is configured as the locus of the plurality of ideas, counterpoints and various perceptions - manifested from reports of experiences, dialogue, shared responses and analyzes experienced by students. Under this spectrum, we focus on the collection and analysis of data, having as input, the bibliographic reference and the methodology based on thinking, as self-reflection in the training process of individuals. This, in turn, channeled us to the realization of the importance of self-reflective exercise in teaching philosophy in high school with young students in training. This methodology, at the end of the research, presented itself as a proposition to foster and enhance the intellectual autonomy of students in the teaching of Philosophy in High School in the light of the exercise of thinking for self-reflection. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56687 |
Appears in Collections: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_frsilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.