Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola
Autor : Chaves, Italo Teixeira
Cavalcante, Lidia Eugenia
Palabras clave : Educação patrimonial;Bibliotecas e museus virtuais;Patrimonialização digital;Mediação da informação;Mediação bibliotecária
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Biblionline
Citación : CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola. Biblionline, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 44-54, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581
ISSN : 1809-4775
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas
PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_itchaves_lecavalcante.pdf285,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.